Sabemos que com todos os avanços tecnológicos, a nossa vida ficou e fica cada vez mais prática, diferente do século XIX, pois o grande início do despertar tecnológico foi no final do século 20, porém o avanço e o acesso da internet a sociedade, só venho se tonar palpável nos anos 80´s por diante.
Adultos, empresários, autônomos, estudantes, influenciadores digitais, igreja, política, saúde, enfim todo os meios de trabalhos e lazeres, utilizam a tecnologia, e a internet vem crescendo dia após dia, através das suas inúmeras plataformas digitais e meios de comunicação, o que pode ser muito bom, mas também pode se tornar prejudicial, principalmente a saúde mental, não só de adultos, mas também de crianças.
A Infância X A Internet
A tecnologia pode ter vários impactos negativos sobre as crianças hoje em dia, como:
Vício em telas: O uso excessivo de dispositivos eletrônicos pode levar ao vício em telas, afetando a saúde mental e física das crianças. Isso pode resultar em sedentarismo, obesidade e distúrbios do sono.
Redução da interação social: A tecnologia pode reduzir as interações face a face, levando a dificuldades nas habilidades sociais. Crianças podem se tornar mais isoladas e ter dificuldade em desenvolver relacionamentos interpessoais.
Problemas de atenção: O consumo constante de conteúdo digital, especialmente em forma de vídeos curtos e jogos rápidos, pode afetar a capacidade de concentração e atenção das crianças.
Exposição a conteúdo inadequado: A internet pode expor as crianças a conteúdos impróprios ou prejudiciais, como violência, linguagem ofensiva ou mesmo comportamentos de risco.
Cyberbullying: A tecnologia pode facilitar o bullying virtual, que pode ser devastador para a autoestima e saúde mental das crianças.
Comparação social: Redes sociais podem levar as crianças a se compararem constantemente com os outros, o que pode resultar em problemas de autoestima e depressão.
Falta de atividade física: O aumento do tempo em frente às telas geralmente significa menos tempo dedicado a atividades físicas, que são essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças.
Desvio do aprendizado tradicional: Dependência excessiva de recursos digitais pode prejudicar a aprendizagem tradicional, que envolve leitura, escrita e outras habilidades fundamentais.
Em uma conversa com uma mãe de primeira viagem, ela conta quais desafios vem enfrentando em relação a criação de seu filho. "Me chamo Vitória e tenho 25 anos, sou casada e tenho um filho de um ano e onze meses, a tecnologia tem seus pontos positivos e negativos. Começando pelos positivos, acredito que facilitou a vida das mães, visto que ela nos permite ter acesso a informações importantes, principalmente na saúde como um todo, como consultas que podem ser marcadas via whatsapp, e os próprios aplicativos que permitem que acompanhemos o desenvolvimento da criança. Falando sobre o lado negativo, também tem o lado ruim, muitas crianças sem supervisão dos pais acessam sites e aplicativos não positivos para eles, que muitas vezes influenciam de modo negativo. Acredito que tudo deve ter um equilíbrio, e está na responsabilidade dos pais orientar e muitas vezes monitorar, principalmente crianças menores, para assim aproveitarem o que a internet tem de bom a oferecer", conta Vitória Adriana.
Vanessa Cruvinel, mãe de dois filho também compartilhou suas dificuldades em relação a criação de seus filhos por conta da internet, "Eu como mãe, vejo que um dos principais prejuízos que a tecnologia trouxe para as crianças, é o isolamento, pois elas deixam de se socializar, de brincar com outras crianças. Também é gerado muita ansiedade na criança, além de diminuir a criatividade delas, a imaginação da criança é diminuída. Os meus filhos por exemplo, quando usam demais o celular, ficam com o humor totalmente alterado, e sonolentos, ficam sem motivação para qualquer atividade, e gera muita preguiça neles. Com tudo, também existe as vantagens, pois através do aparelho eletrônico, nós pais conseguimos estar os monitorando, por questão de segurança. Então, acredito que o problema da tecnologia, seja o excesso, as crianças não tem controle do uso dos aparelhos", afirma Vanessa.
A Internet, como tudo na vida, tem seu lado positivo e negativo, e nos dias de hoje ela é vital para praticamente tudo que formos fazer e para o trabalho. É um avanço muito benéfico para a sociedade, e se houver um bom uso com limites, ela sempre poderá agir ao nosso favor e nos ajudando.
E principalmente para as crianças, a internet também é algo positivo, porém tem que haver uma preocupação e cuidado em relação aos pais/ responsáveis, como monitoramento e colocando limites, na quantidade de horas que a criança utiliza os aparelhos eletrônicos, e no que ela acessa.
E para uma infância real, onde a criança é criança, não é necessário a extinção da internet, mas sim uma supervisão dos pais, os fazendo entender que haverá horários para a utilização das plataformas digitais, e sendo assim, a criança poderá aprender que brincadeiras fora das "telinhas" são tão divertidas quanto