Um avião da Voepass Linhas Aéreas, com 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo, caiu na tarde desta sexta-feira 9, no bairro Capela, em Vinhedo, São Paulo. As autoridades estão mobilizando uma força-tarefa composta pelo governo federal, estadual, ANAC e PF para investigar as causas do acidente. Equipes de resgate e hospitais da região estão preparados para atender os possíveis feridos, enquanto os investigadores começam a apurar as circunstâncias do ocorrido.
A aeronave, um modelo turboélice ATR-72 da Voepass Linhas Aéreas (anteriormente conhecida como Passaredo), havia partido de Cascavel, Paraná com destino a Guarulhos, SP. A prefeitura de Valinhos informa que não há sobreviventes.
De acordo com testemunhas no local, a aeronave caiu no quintal de uma residência localizada em um condomínio fechado. O proprietário da casa conseguiu sair a tempo, mas a aeronave atingiu a garagem e causou danos após estilhaços atingir parte dos cômodos do imóvel após uma explosão. A Voepass informou que mobilizou todos os recursos disponíveis para ajudar os envolvidos, porém ainda não foi possível determinar as causas do acidente nem a condição das pessoas a bordo.
A Força Aérea Brasileira anunciou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão do Cenipa, estão a caminho para iniciar a investigação.
Além disso, o governo federal e o governo estadual estão formando uma força-tarefa com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Polícia Federal (PF) para apurar as circunstâncias do acidente.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória, Espírito Santo, para reuniões, está retornando a São Paulo para acompanhar as ações no local do acidente.
A Polícia Militar foi acionada às 13h28 e enviou equipes para a rua João Edueta, próxima à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). De acordo com a Prefeitura de Vinhedo, o acidente ocorreu no condomínio Recanto Florido.
Hospitais de Vinhedo e Valinhos estão se preparando para atender possíveis feridos. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão no local coordenando as operações de resgate e atendimento.
A Força Aérea Brasileira, a VOEPASS e o aeroporto de Cascavel se manifestaram
Nota FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).
Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
Nota companhia aérea
A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS - VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
Nota aeroporto de Cascavel
A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo que, no momento, é o único órgão que detém informações oficiais.