Um avião da companhia aérea Air Europa, que voava da Espanha para o Uruguai, sofreu uma forte turbulência ao entrar no espaço aéreo brasileiro e precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Natal (Governador Aluísio Alves), na madrugada desta segunda-feira, 1º. O incidente deixou pelo menos 30 dos 325 passageiros feridos. Testemunhas disseram que algumas vítimas estão em estado grave.
A empresa Zurich Airport Brasil, responsável pela operação do aeroporto de Natal, informou que a aeronave, um Boeing 787-9 Dreamliner, solicitou o pouso de emergência às 2h32 desta segunda-feira. A Air Europa declarou em nota que o pouso foi necessário devido à "natureza da turbulência e por razões de segurança".
Segundo o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Natal, dos 30 passageiros atendidos, mais de 10 foram encaminhados ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel para análise de fraturas.
O Samu informou que muitos passageiros sofreram ferimentos ao baterem a cabeça durante a turbulência, resultando em fraturas cervicais, lesões faciais e dores no tórax.
A Air Europa relatou que sete passageiros tiveram lesões de diferentes gravidades, além de um número indeterminado de pessoas com pequenas contusões. Vídeos nas redes sociais mostram a pista do aeroporto de Natal repleta de viaturas de socorro prestando assistência à aeronave após o pouso de emergência.
O voo partiu de Madri, na Espanha, e tinha como destino final Montevidéu, no Uruguai.