Um bebê com apenas cinco dias de vida contraiu dengue e precisou ser levado às pressas ao hospital. Théo Luca de Jesus Castro teve que dar entrada na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin), do Hospital Regional do Paranoá, em Brasília.
Théo nasceu no dia 18 de janeiro e, segundo o pai, Nelson Dorin, a família foi para casa no dia 21, mas teve que retornar ao hospital um dia depois. O pai afirma que a criança apresentava muita febre, dor e diarreia, e os exames confirmaram que Théo estava com dengue.
Nelson diz ainda que o bebê estava desidratado quando chegou no hospital, e que foi necessário ficar na sonda para se alimentar. Ele suspeita que Théo tenha contraído dengue na unidade de saúde devido, segundo ele, à falta de limpeza e manutenção.
"Dois fossos de ventilação ficam dentro da Ucin. Dava para ver que tem bastante copo e as tampas dos copos estão todas cheias de água. Tem água acumulada, saco de lixo”, diz o pai.
Na quarta-feira, 31, Théo teve alta, e nesta quinta-feira, 1, será submetido a novos exames para verificar seu quadro de saúde.