Brasil

Brasil conquista novo mercado para exportação de carne bovina

Datapage

Publicado em 8 de abril de 2025 às 19:24 | Atualizado há 2 semanas

O Brasil poderá, a partir de agora, exportar carne bovina e miúdos bovinos para o Marrocos. A informação foi confirmada em nota conjunta divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), após a aprovação do Certificado Sanitário Internacional pelas autoridades sanitárias marroquinas.

A abertura do mercado é vista pelo governo como mais uma demonstração da confiança no sistema de controle sanitário brasileiro, considerado referência mundial. “Com uma população superior a 37 milhões de habitantes, o Marrocos representa um mercado promissor para o agronegócio brasileiro. Além de refletir confiança no sistema de controle sanitário do Brasil, a conclusão dessa negociação oferece aos produtores brasileiros oportunidades futuras de ampliação de parcerias comerciais”, destacaram os ministérios em nota oficial.

Em 2023, o Marrocos importou cerca de US$ 43 milhões em produtos relacionados à carne, sendo o Brasil o segundo maior fornecedor, de acordo com dados do governo federal. A expectativa é que, com a nova autorização, esse volume aumente de forma significativa nos próximos anos.

Atualmente, as exportações brasileiras para o Marrocos no setor agropecuário somam US$ 1,36 bilhão, com destaque para itens como açúcar e etanol (complexo sucroenergético), cereais, farinhas, animais vivos e café. A entrada da carne bovina na pauta de exportações representa uma ampliação estratégica dessa parceria comercial.

A aprovação abre espaço para que mais empresas brasileiras possam acessar o mercado marroquino, fortalecendo a presença do Brasil no Norte da África e consolidando o país como um dos principais players do agronegócio global.

]]>

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias