
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) recebeu o apoio de lideranças das Igrejas Batistas da Bahia durante sua primeira agenda pública após o lançamento da pré-candidatura ao Palácio do Planalto, na sexta-feira, 4. O evento marcou o lançamento do 22° Congresso Profético Internacional (Calvário), que ocorrerá entre 17 e 21 de abril.
As denominações batistas são igrejas históricas e tradicionais, assim como as igrejas metodistas, presbiterianas e luteranas. Mas Caiado tem diálogo aberto com todos segmentos, inclusive as pentecostais.
O líder do UB é amplamente reconhecido por seu perfil moral alinhado aos valores religiosos, o que o torna um dos nomes preferidos de diversas denominações. Sua postura republicana, franqueza e defesa de temas como educação, combate ao tráfico de drogas, assistência social e apoio financeiro às mães consolidam sua posição como um candidato que as igrejas apoiam sem hesitação.

Católico e próximo das igrejas protestantes, Caiado é conhecido por participar de congressos e encontros religiosos anualmente – e não só no ano eleitoral, como fazem muitos políticos sazonais. “Tenho uma vida junto ao segmento religioso. Agora, é reforçar os laços”, afirmou o governador durante o encontro com pastores na Igreja Lírio dos Vales, em Salvador (BA).
Durante o evento, Caiado compartilhou sua trajetória pública, recebendo elogios por sua lealdade às convicções pessoais e de segmentos que perseveram a moralidade e espiritualidade. “Não é discurso, provo com ações durante toda minha vida”, disse.
Em Goiás, o governador é conhecido por incentivar e participar de romarias como as de Trindade e Muquém (Niquelândia), que reforçam seus laços com as igrejas e amplificam a tradição religiosa do estado.
O pastor Rogério Dantas, do ministério Lírio Pituba, declarou: “Quero ser profeta sobre a tua vida, e já lhe saudei hoje como presidente.”
Caiado enfatizou a importância da igreja na sociedade e a fé como ferramenta de transformação pessoal. O pastor e deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) reforçou: “Goiás hoje é um dos poucos, senão o único estado do Brasil que não tem crime tomando território. O povo tem direito de ir e vir, porque um justo está governando Goiás. E a única coisa que queremos para o nosso Brasil é que um justo governe a nação.”
Otoni também se comprometeu a apoiar a pré-candidatura de Caiado: “Vamos rodar esse Brasil todo, porque não há caminho melhor para que o doutor Ronaldo seja conhecido do que pelas igrejas. Reunindo os líderes, para que possam conhecê-lo.” Caiado agradeceu o apoio e afirmou: “O país precisa de pessoas que tenham coragem, independência moral e intelectual para governar.”