Home / Brasil

BRASIL

Celular Seguro: app para inibir roubo já bloqueou mais de 4,3 mil celulares

O governo espera que isso desmotive a pratica deste crime, que tem crescido muito no Brasil

– Foto: Divulgação – Foto: Divulgação

Uma semana após o seu lançamento, o programa ‘Celular Seguro’, já registrou o bloqueio de mais de 4,3 mil dispositivos, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgados pela Agência Brasil.

Essa ferramenta criada pelo Governo Federal com a interação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem a finalidade de bloquear os recursos do celular impedindo que aplicativos e dados pessoais do proprietário do aparelho, sejam acessados em caso roubo, furto, perda ou extravio.

Desde o seu lançamento no dia 19, mais de 680 mil pessoas já realizaram o cadastro. O governo espera que isso desmotive a pratica deste crime, que tem crescido muito no Brasil. A adesão ao serviço Celular Seguro é gratuito e, tem por objetivo tornar o celular inutilizável.

Para aderir ao programa, basta baixar o App disponível para Android e iPhone (IOS) na Play Store e na App Store, ou através do site: https://celularseguro.mj.gov.br/. O login precisa ser feito utilizando a sua conta gov.br, caso não tenha a conta ainda, basta realizar o cadastro no site oficial do governo federal: https://www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-gov.br .

Logo após, faça o login no aplicativo e realize o cadastro. É possível registrar um contato de confiança para que em caso de necessidade, outra pessoa possa acessar o seu cadastro e realizar o bloqueio instantaneamente, caso seja vítima de furto, roubo, ou tenha perdido seu celular, na opção ‘registrar ocorrência’, diretamente no app ou site ‘Celular Seguro,’ informando sobre: quando, como e onde aconteceu. Em seguida os órgãos responsáveis irão acionar os bancos e as instituições parceiras que irá bloquear o aparelho.


		Celular Seguro: app para inibir roubo já bloqueou mais de 4,3 mil celulares
– Foto: Divulgação


Embora todas essas facilidades sejam ofertadas no programa, ainda no início, as instituições precisam de um prazo para se adequar e se ajustar na pratica para a eficiência do serviço Entre os desenvolvedores apenas o Google se comprometeu para adesão, em breve. Alguns bancos informam que o bloqueio pode levar até 30 minutos, enquanto algumas operadoras precisam de pelo menos um dia útil para realizar o bloqueio.

O Governo Federal pretende ampliar os serviços para os chips, para impedir que os celulares recebam mensagens de textos que possam realizar alteração das senhas permitindo o acesso das redes sociais e outros aplicativos que existam no dispositivo, por terceiros. Essa expansão está prevista para até o dia 09 de fevereiro de 2024.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias