Foi divulgado nesta terça-feira, 28, o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil realizado pelo MapBiomas, onde registrou-se uma queda de 11,6% na área desmatada do território brasileiro.
Os biomas Amazônia e Cerrado somam mais de 85% da área total desmatada no país e pela primeira vez desde o início do levantamento, em 2019, o Cerrado ultrapassou a Amazônia em termos de área desmatada.
Em 2023, o Cerrado contabilizou 61% de área desmatada em todo o país e a Amazônia 25%. Foram 1.110.326 hectares desmatados no Cerrado, em 2023, um crescimento aproximado de 68% em relação ao ano anterior.
Na região amazônica, o desmatamento caiu 62,2%, totalizando 454,3 mil hectares em 2023. Com exceção do Amapá, que registrou um aumento de 27%, todos os estados da região sofreram reduções em seus índices de desmatamento.
Nos caso do Maranhão, Tocantins, Goiás, Pará e Distrito Federal, a área desmatada mais do que dobrou.
“O Cerrado, que já perdeu mais da metade de sua vegetação nativa, passou a ser o protagonista do desmatamento no país, o que torna essa condição ainda mais preocupante ”, comenta Ane Alencar coordenadora do MapBiomas Cerrado e Diretora de Ciência do IPAM.