As altas temperaturas, que podem chegar a 40ºC, aliadas à estiagem prolongada e à baixa umidade relativa do ar, trazem uma série de desafios para a saúde neste período do ano. Poeira e partículas liberadas na atmosfera pelas queimadas e incêndios provocam irritação e inflamação nas vias aéreas, o que facilita o contágio de infecções respiratórias, como gripes, resfriados e pneumonias. Mas, além disso, essas condições climáticas também podem comprometer o sistema cardiovascular.
“Nesse tipo de ambiente, a tendência é haver um aumento do esforço do sistema cardiovascular, na tentativa de regular a temperatura corporal”, diz a cardiologista Raquel Coelho Peixoto, do hospital Encore, localizado em Aparecida de Goiânia e pertencente à Kora Saúde.
A médica explica que, quando a umidade do ar está muito reduzida, há risco de desidratação, o que acaba aumentando a viscosidade sanguínea, elevando a pressão arterial e sobrecarregando o coração.
Segundo a cardiologista, em ambientes secos e com temperaturas elevadas, a troca gasosa pode ficar prejudicada, principalmente em pacientes com doença pulmonares preexistentes. “Essa troca desregulada faz com que o coração aumente seu trabalho, na tentativa de suprir a deficiência de oxigênio e nutrientes nos tecidos”, afirma a dra. Raquel.
Para não prejudicar a saúde cardíaca, neste período de seca e temperaturas elevadas, a médica recomenda que as pessoas:
mantenham-se hidratadas (mínimo de 35ml/kg/dia);
evitem a exposição excessiva ao calor;
cuidem da qualidade do ar;
não realizem atividade física intensa em horários de maior calor; e
façam monitoramento da pressão arterial.
“Beber água regularmente, ao longo do dia, é essencial para evitar desidratação e proteger a saúde cardiovascular”, aconselha a cardiologista.
Sobre a Kora Saúde
Um dos maiores grupos hospitalares do país, a Kora Saúde possui 17 hospitais espalhados pelo Brasil e está presente no Espírito Santo (Rede Meridional nas regiões de Cariacica, Vitória, Serra, Praia da Costa, em Vila Velha, e São Mateus); Ceará (Rede OTO, todos em Fortaleza); Tocantins (Medical Palmas e Santa Thereza na cidade de Palmas); Mato Grosso (Hospital São Mateus em Cuiabá); Goiás (Instituto de Neurologia de Goiânia e Hospital Encore); e Distrito Federal (Hospital Anchieta e Hospital São Francisco). O grupo possui mais de 2 mil leitos no país e 11 mil colaboradores. A Kora Saúde oferece um sistema de gestão inovador, parque tecnológico de ponta e alta qualidade hospitalar, com o compromisso de praticar medicina de excelência em todas as localidades onde está presente.