Em 2022, o Distrito Federal recebeu mais de 2,4 mil denúncias referentes a maus-tratos a crianças e adolescentes. Até abril deste ano, a Secretaria de Justiça do DF(Sejus), órgão responsável pelos conselhos tutelares, foi contatado 814 vezes nesses 4 primeiros meses do ano.
Dias atrás, uma mulher de 26 anos foi presa após ser flagrada maltratando seus filhos. Ela levanta de forma abrupta um dos filhos, um bebê de 5 meses que estava na calçada deitado. O caso ocorreu no Paranoá.
Após o episódio, o conselho tutelar foi acionado. Uma equipe foi até a casa da mulher que além do bebê tem uma filho de 2 anos e um filha de 6, e constaram que as crianças estavam em situação precária de higiene, famintas e com lesões corporais.
Ainda em 2022,uma outra mulher foi presa por maus-tratos contra sua filha de 3 meses . Ela foi abordada pela polícia enquanto empurrava o carrinho da bebê e foi constatado que a criança estava com a fralda suja e com assaduras e foi entregue ao conselho tutelar. O episódio ocorreu no núcleo bandeirante.