Segundo os dados divulgados pelo documento “Brasil: Relatório Trimestral de Roubo de Carga”, feito pelo Centro de Inteligência da Overhaul, o Brasil registrou 17.230 roubos de mercadorias transportadas entre janeiro e julho de 2023. No comparativo com o mesmo período de 2022, o número representa um crescimento de 5,5%. São Paulo está no topo do ranking dos estados com maior número de roubos.
Ao dividir o País em quadrantes, identificou-se que 88% dos roubos de carga estão concentrados no quadrante nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás. SP lidera com 47% o roubo de carga. O Estado de Goiás ocupa 2% dos roubos de carga mista, alimentos, bebidas e insumos destinados ao agro.
Segundo o documento, o Brasil é um país de dimensões continentais e com uma matriz logística não equilibrada porque mais de 60% das movimentações de cargas estão concentradas no modal rodoviário.
Nos últimos anos o País começou um movimento para incrementar o modal ferroviário com mudanças de legislações e incentivos para construção de novas linhas férreas, contudo o reflexo de mudanças nas movimentações de cargas não é ainda significativo porque tais projetos e obras ainda estão em fase de execução.
Conforme o relatório, “essa concentração de cargas no modal rodoviário, atrelada as condições socioeconômicas do país e com a existência de altos níveis de criminalidade inclusive com atuação de crime organizado, levam a existência de uma estrutura paralela que sustenta quadrilhas especializadas em crimes empresariais, dentre eles o roubo de cargas”.
Neste contexto, o roubo de cargas configura um constante desafio para as cadeias de suprimentos que operam no Brasil porque provocam a necessidade da implantação de controles operacionais e medidas de segurança para minimizar as perdas financeiras, o aumento das taxas de seguros e rupturas no abastecimento, além de possíveis impactos negativos as marcas.
Estratégias contra o roubo
Empresas especializadas em inovações contra o roubo de cargas estão investindo em novas estratégias para tentar frear esse tipo de crime, como é o caso da startup T4S Tecnologia, empresa com sede em Alphaville.
A ideia de criar a empresa surgiu após os empresários Enrico Rebuzzi e Luiz Henrique Nascimento sentiram na pele o que era sofrer com os prejuízos de roubo de cargas, pois antes de fundar a T4S, eles tinham uma empresa de logística em 2003, a Direct Express/Directlog, maior operador logístico de e-commerce no Brasil, e passavam por essa situação direto.
Em 2017, a T4S deu início às operações. Hoje a T4S possui diferentes serviços diferenciados voltados para a segurança nas estradas, como é o caso da Blindagem Elétrica, que no caso de tentativa de roubo da carga com rompimento ou perfuração do baú, o criminoso recebe um choque de alto impacto de 20 mil volts, porém não letal.
A empresa também decidiu apostar na Inteligência Artificial como uma aliada no combate ao crime nas estradas e lançou esse ano o serviço batizado de Anjos da Carga, que conta com câmeras de 360 graus que ficam no topo do caminhão com transmissão online em tempo real das imagens do caminhão.
As câmeras com inteligência artificial conseguem detectar armas, pessoas através do reconhecimento facial, movimentos suspeitos, imagens violadas e leitura automática de placas de veículos que estiverem circulando próximo ao furgão ou caminhão protegido com o Anjos da Carga, o que permite o sistema de alertas automáticos com recurso de imagens.