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Cristais de gelo pode ser uma das hipóteses da queda da aeronave com 61 pessoas

O grupo a bordo incluía vários profissionais médicos que viajavam para um congresso de oncologia

Imagem ilustrativa da imagem Cristais de gelo pode ser uma das hipóteses da queda da aeronave com 61 pessoas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou a revisão do número de pessoas a bordo do avião que caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo, São Paulo. O total correto é de 57 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 61 pessoas, e não 62 como informado inicialmente. A aeronave partiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, em São Paulo.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo estava dentro dos parâmetros normais até as 13h20. No entanto, a partir das 13h21, a aeronave não respondeu às chamadas da torre de controle de São Paulo, não declarou emergência e não relatou condições meteorológicas adversas. O contato radar foi perdido às 13h22.

O grupo a bordo incluía vários profissionais médicos que viajavam para um congresso de oncologia. O Conselho Federal de Medicina (CFM) confirmou as mortes e expressou pesar, destacando que os médicos estavam em busca de atualização profissional. A Sociedade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Paraná (SRP) também confirmou a morte do Dr. Leonel Ferreira, radiologista e proprietário de um centro de imagem em Cascavel, além de residente no Hospital do Servidor Público de São Paulo.

Lista das vitimas passageiros

ROSANGELA SOUZA

ELIANE ANDRADE FREIRE

LUCIANI CAVALCANTI

JOSE FER

DENILDA ACORDI

MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA

JOSE CLOVES ARRUDA

NELVIO JOSE HUBNER

GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA

RONALDO CAVALIERE

SILVIA CRISTINA OSAKI

WLISSES OLIVEIRA

HIALES CARPINE FODRA

DANIELA SCHULZ FODRA

REGICLAUDIO FREITAS

SIMONE MIRIAN RIZENTAL

JOSGLEIDYS GONZALEZ

MARIA PARRA

IOSLAN PEREZ

MAURO BEDIN

ROSANGELA MARIA DEOLIVEIRA

ANTONIO DEOCLIDES ZINU JUNIOR

KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI

MAURO SGUARIZI

LEONARDO HENRIQUE DA SILVA

MARIA VALDETE BARTNIK

RENATO BARTNIK

HADASSA MARIA DASILVA

RAPHAEL BOHNE

RENATO LIMA

RAFAEL ALVES

LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO

ADRIELLE COSTA

LAIANA VASATTA

ANA CAROLINE REDIVO

JOSE CARLOS COPETTI

ANDRE MICHEL

SARAH SELLALANGER

EDILSON HOBOLD

RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS

LIZIBBA DOS SANTOS

PAULO ALVES

PEDRO GUSSO DO NASCIMENTO

ROSANA SANTOS XAVIER

THIAGO ALMEIDA PAULA

ADRIANA SANTOS

DEONIR SECCO

ALIPIO SANTOS NETO

RAQUEL RIBEIRO MOREIRA

ADRIANO DALUCA BUENO

MIGUEL ARCANJO RODRIDUES JUNIOR

DIOGO AVILA

LUCIANO TRINDADE ALVES

ISABELLA SANTANA POZZUOLI

TIAGO AZEVEDO

MARIANA BELIM

ARIANNE RISSO

Lista das vítimas tripulantes

DANILO SANTOS ROMANO, 35 anos (comandante)

DEBORA SOPER AVILA, 28

HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA, 61

RUBIA SILVA DE LIMA, 41

A decolagem da aeronave ocorreu às 11h50, com previsão de aterrissagem em Guarulhos para as 13h45. Este acidente é o mais fatal desde a tragédia da TAM em 2007, que resultou na morte de 199 pessoas no Aeroporto de Congonhas.

O acidente de 2007 ocorreu durante o pouso do Airbus A-320 da TAM, que acabou colidindo contra um prédio de cargas após atravessar a pista molhada e sem ranhuras devido a reformas. O relatório final apontou uma série de fatores contribuintes, mas ninguém foi considerado culpado pela Justiça. No local do acidente, um memorial foi erguido em homenagem às vítimas, com um pé de amora que sobreviveu à tragédia.

Outros acidentes aéreos significativos na história recente incluem:

Recife, 2011: Um avião da Noar Linhas Aéreas caiu em 13 de julho, matando 16 pessoas. A aeronave foi encontrada em um terreno baldio na Avenida Boa Viagem.

Manaus, agosto de 2023: Um bimotor turboélice EMB-110 "Bandeirante" caiu em Barcelos, resultando na morte de 14 pessoas. O acidente ocorreu devido a erros na pista e condições inadequadas.

Rio de Janeiro, março de 2006: Um avião bimotor da Team Linhas Aéreas colidiu com o pico da Pedra Bonita, matando 19 pessoas. O relatório do Cenipa indicou decisões inadequadas dos pilotos e falta de advertência sobre condições meteorológicas adversas.

Manaus, setembro de 2006: O voo 1907 da Gol colidiu com um jato Legacy, resultando na morte de 154 pessoas. O avião da Gol caiu no norte de Mato Grosso após perder uma asa em decorrência do impacto com o jato.

Um das hipóteses para a queda da aeronave é a possível formação de cristais de gelo, que pode ter levado a um fenômeno conhecido como “parafuso chave”. Esse fenômeno ocorre quando o acúmulo de gelo na aeronave compromete a estabilidade e o controle da aeronave, resultando em uma perda súbita de controle.

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