A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou a revisão do número de pessoas a bordo do avião que caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo, São Paulo. O total correto é de 57 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 61 pessoas, e não 62 como informado inicialmente. A aeronave partiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, em São Paulo.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo estava dentro dos parâmetros normais até as 13h20. No entanto, a partir das 13h21, a aeronave não respondeu às chamadas da torre de controle de São Paulo, não declarou emergência e não relatou condições meteorológicas adversas. O contato radar foi perdido às 13h22.
O grupo a bordo incluía vários profissionais médicos que viajavam para um congresso de oncologia. O Conselho Federal de Medicina (CFM) confirmou as mortes e expressou pesar, destacando que os médicos estavam em busca de atualização profissional. A Sociedade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Paraná (SRP) também confirmou a morte do Dr. Leonel Ferreira, radiologista e proprietário de um centro de imagem em Cascavel, além de residente no Hospital do Servidor Público de São Paulo.
Lista das vitimas passageiros
ROSANGELA SOUZA
ELIANE ANDRADE FREIRE
LUCIANI CAVALCANTI
JOSE FER
DENILDA ACORDI
MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA
JOSE CLOVES ARRUDA
NELVIO JOSE HUBNER
GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA
RONALDO CAVALIERE
SILVIA CRISTINA OSAKI
WLISSES OLIVEIRA
HIALES CARPINE FODRA
DANIELA SCHULZ FODRA
REGICLAUDIO FREITAS
SIMONE MIRIAN RIZENTAL
JOSGLEIDYS GONZALEZ
MARIA PARRA
IOSLAN PEREZ
MAURO BEDIN
ROSANGELA MARIA DEOLIVEIRA
ANTONIO DEOCLIDES ZINU JUNIOR
KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI
MAURO SGUARIZI
LEONARDO HENRIQUE DA SILVA
MARIA VALDETE BARTNIK
RENATO BARTNIK
HADASSA MARIA DASILVA
RAPHAEL BOHNE
RENATO LIMA
RAFAEL ALVES
LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO
ADRIELLE COSTA
LAIANA VASATTA
ANA CAROLINE REDIVO
JOSE CARLOS COPETTI
ANDRE MICHEL
SARAH SELLALANGER
EDILSON HOBOLD
RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS
LIZIBBA DOS SANTOS
PAULO ALVES
PEDRO GUSSO DO NASCIMENTO
ROSANA SANTOS XAVIER
THIAGO ALMEIDA PAULA
ADRIANA SANTOS
DEONIR SECCO
ALIPIO SANTOS NETO
RAQUEL RIBEIRO MOREIRA
ADRIANO DALUCA BUENO
MIGUEL ARCANJO RODRIDUES JUNIOR
DIOGO AVILA
LUCIANO TRINDADE ALVES
ISABELLA SANTANA POZZUOLI
TIAGO AZEVEDO
MARIANA BELIM
ARIANNE RISSO
Lista das vítimas tripulantes
DANILO SANTOS ROMANO, 35 anos (comandante)
DEBORA SOPER AVILA, 28
HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA, 61
RUBIA SILVA DE LIMA, 41
A decolagem da aeronave ocorreu às 11h50, com previsão de aterrissagem em Guarulhos para as 13h45. Este acidente é o mais fatal desde a tragédia da TAM em 2007, que resultou na morte de 199 pessoas no Aeroporto de Congonhas.
O acidente de 2007 ocorreu durante o pouso do Airbus A-320 da TAM, que acabou colidindo contra um prédio de cargas após atravessar a pista molhada e sem ranhuras devido a reformas. O relatório final apontou uma série de fatores contribuintes, mas ninguém foi considerado culpado pela Justiça. No local do acidente, um memorial foi erguido em homenagem às vítimas, com um pé de amora que sobreviveu à tragédia.
Outros acidentes aéreos significativos na história recente incluem:
Recife, 2011: Um avião da Noar Linhas Aéreas caiu em 13 de julho, matando 16 pessoas. A aeronave foi encontrada em um terreno baldio na Avenida Boa Viagem.
Manaus, agosto de 2023: Um bimotor turboélice EMB-110 "Bandeirante" caiu em Barcelos, resultando na morte de 14 pessoas. O acidente ocorreu devido a erros na pista e condições inadequadas.
Rio de Janeiro, março de 2006: Um avião bimotor da Team Linhas Aéreas colidiu com o pico da Pedra Bonita, matando 19 pessoas. O relatório do Cenipa indicou decisões inadequadas dos pilotos e falta de advertência sobre condições meteorológicas adversas.
Manaus, setembro de 2006: O voo 1907 da Gol colidiu com um jato Legacy, resultando na morte de 154 pessoas. O avião da Gol caiu no norte de Mato Grosso após perder uma asa em decorrência do impacto com o jato.
Um das hipóteses para a queda da aeronave é a possível formação de cristais de gelo, que pode ter levado a um fenômeno conhecido como “parafuso chave”. Esse fenômeno ocorre quando o acúmulo de gelo na aeronave compromete a estabilidade e o controle da aeronave, resultando em uma perda súbita de controle.