
A dentista Bernadete Tokumoto, 54, vítima de um assalto na porta de casa em Suzano (SP), está em estado grave e com uma bala alojada no cérebro, segundo a família.
Médicos informaram que o lado direito do cérebro da mulher, onde o projétil ficou alojado, está paralisado. A informação foi repassada pela sobrinha da vítima, Nathalia Tokumoto, em entrevista à TV Globo.
Além do ferimento na cabeça, Bernadete foi atingida por outros dois tiros. Após ser hospitalizada, ela passou por uma cirurgia para aliviar a pressão do cérebro e limpar estilhaços. "A gente está na espera de um milagre. A gente segue em oração", disse Nathalia.
Marido de dentista foi vítima de sequestro relâmpago no mesmo local anos antes. Nathalia explicou que entre 2016 e 2017 o esposo de Bernadete foi feito refém quando estacionava o carro na chegada de casa. Ele foi abandonado em um viaduto minutos depois.
A mulher já tinha dito a parentes que reagiria se fosse vítima de assalto novamente. "Ela sempre falava que se alguma coisa acontecesse com ela, ela ia gritar", lembrou Nathália. Pelas gravações das câmeras de segurança, é possível ouvir Bernadete gritando antes de ser baleada.
O UOL buscou a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo para saber outros detalhes sobre a internação da mulher. O órgão informou que "por segurança da paciente, não divulga estado de saúde de pacientes envolvidos em crimes".
Bernadete Tokumoto foi abordada às 19h50 de terça-feira na rua Joaquim Garcia de Souza, em Suzano. A vítima tinha acabado de colocar o carro na garagem quando o assalto foi anunciado.
Câmera gravou o momento do crime. Nas imagens, é possível ver que o suspeito passa caminhando pela rua enquanto a mulher manobra o carro e volta quando ela consegue entrar na garagem.
A dentista gritou ao ser abordada, foi derrubada no chão e baleada pelo criminoso, que fugiu com o carro. A ação durou pouco mais de 40 segundos.
Atingida por tiros e com ferimentos na cabeça, ela foi socorrida para o Hospital Santa Marcelina e passou por cirurgia. A mulher segue internada em estado grave em um hospital de Itaquaquecetuba.
Carro da mulher foi encontrado abandonado minutos após o assalto. Segundo a Polícia Militar de São Paulo, o veículo estava na Estrada do Areião, em Suzano. O caso foi registrado como latrocínio tentado no 1º DP de Suzano.
Suspeito do crime foi morto pela Polícia Militar. Gabriel dos Santos Araújo, 24, foi encontrado por agentes da Rota e levou cinco tiros. A PM alega que houve confronto e disse que o homem foi levado ao hospital, mas não resistiu.