Destruição no Rio Grande no Sul, após fortes chuvas.
Karoline Guimarães Santana
Publicado em 3 de maio de 2024 às 23:45 | Atualizado há 12 meses
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), declarou calamidade pública nesta sexta-feira, 3, porque a tempestade que atingiu o estado afetou mais de 100 municípios.
O Regulamento Geral sobre Calamidades estipula que os órgãos e unidades da administração pública, em estreita cooperação com a coordenação da defesa nacional e da defesa civil, devem prestar assistência imediata às regiões afetadas.
Após as fortes chuvas, 134 municípios foram afetados, segundo o último comunicado da Defesa Civil. Na região da Serra Gaúcha, um total de três pontes cederam devido ao alto nível das águas do rio.
A primeira ponte foi entre Farroupilha e Nova Roma do Sul, a segunda entre Cotiporã e Dois Lajeados e por último a ponte Santa Bárbara. Santa Maria é infelizmente a cidade com mais mortes: três no total. Paverama e Salvador do Sul causam duas mortes cada.
Já nos municípios de Encantado, Itaara, Pantano Grande, Santa Cruz do Sul, João do Polêsine e Segredo um registro de morte. A população foi orientada a procurar abrigo em locais seguros.