Brasil

Doença MPOX: transmissão, sintomas e a situação atual da doença

Datapage

Publicado em 16 de agosto de 2024 às 23:06 | Atualizado há 4 meses

A Mpox, anteriormente conhecida como Monkeypox ou varíola dos macacos, é uma doença viral rara que tem ganhado destaque global nos últimos anos. Causada pelo vírus da Mpox, pertencente à família Poxviridae, a mesma família do vírus da varíola, a doença foi identificada pela primeira vez em humanos na década de 1970 na África Central. Recentemente, no entanto, surtos em várias partes do mundo trouxeram preocupação aos especialistas.

A transmissão da Mpox ocorre através de contato direto com lesões, fluidos corporais ou materiais contaminados, como roupas de cama. Também pode ocorrer por meio de gotículas respiratórias em interações próximas e prolongadas. Os sintomas iniciais incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e linfadenopatia, que é o inchaço dos gânglios linfáticos. Em seguida, uma erupção cutânea característica aparece, evoluindo para pústulas, crostas e cicatrizes, podendo surgir em várias partes do corpo, como o rosto, mãos, pés e genitais.

Embora a maioria dos casos seja leve, a Mpox pode se tornar grave em indivíduos imunocomprometidos, e em casos raros, levar à morte. Não há tratamento específico para a doença, mas a vacina contra a varíola pode oferecer alguma proteção. A prevenção inclui evitar o contato com animais e pessoas infectadas e praticar boa higiene.

EVIDÊNCIAS DE TRANSMISSÃO SEXUAL DO VÍRUS MONKEYPOX

Estudos apontam a transmissão sexual de monkeypox (MPX) como a principal via de transmissão nos casos relatados, foi detectado DNA do vírus MPX tanto em amostras orofaríngeas como em amostras de sêmen e anorretais. 

São necessários mais estudos epidemiológicos e pesquisas para estabelecer relação de causalidade entre a infecção pelo vírus MPX e a presença de vírus no sêmen e em secreção vaginal. Isso resultará na geração de evidências sobre a transmissão sexual do vírus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a doença mpox como emergência de Saúde Pública Global. No país, já são mais de 700 casos confirmados da doença, que tem potencial de se espalhar para diversos países.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias