O Brasil terá a oportunidade de assistir um eclipse parcial da lua desta terça-feira 17. O fenômeno será visível também na América do Norte (exceto Alasca), Europa, grande parte da África, Ásia Ocidental e em algumas regiões da Antártida.
Durante um eclipse lunar, a sombra da Terra cobre a Lua, criando dois tipos de sombra: a umbra, que é uma sombra escura que bloqueia completamente a luz solar e a penumbra, uma sombra mais clara que ainda recebe alguma luz solar. O eclipse parcial ocorre quando uma parte da Lua entra na umbra, enquanto o eclipse penumbral acontece na penumbra. O eclipse total ocorre quando a Lua está totalmente imersa na umbra.
No evento desta terça-feira, a Lua será apenas parcialmente coberta, a cerca de 3,5% de sua superfície na umbra, criando uma pequena "mordida" no satélite. Apesar do escurecimento, a Lua não sumirá completamente. A visibilidade do fenômeno pode ser afetada pelas condições climáticas, mas todos os estados brasileiros poderão observar o evento, com a visibilidade variando conforme a altura da Lua no céu durante o eclipse.
Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência do Observatório Nacional (ON), comenta: "Como a sombra da Terra é bem grande em relação à Lua, quem estiver vendo durante a noite verá a Lua eclipsada. A visibilidade vai depender da localização e da altura da Lua no céu."
*Com informações do G1