Uma enfermeira foi afastada do hospital em que trabalhava após aplicar laxante na veia de um paciente por engano. O caso aconteceu em Paracatu (MG), na noite de terça-feira, 14.
Como o remédio foi administrado na via errada, havia chances de resultar em um trombo, que é a formação de coágulos sanguíneos e pode levar à obstrução da circulação sanguínea.
Assim que o erro foi percebido, a coordenação do hospital e o Centro de Toxicologia foram acionados imediatamente e o paciente ficou em observação por 24 horas e não apresentou nenhum efeito adverso, já que a quantidade aplicada foi baixa.
De acordo com a superintendência do hospital, a profissional tem 15 anos de serviço e nunca apresentou qualquer problema. Foi aberto um processo administrativo, que irá investigar responsabilidade pelo ocorrido e adotar providências.
"É crucial que as instituições de saúde garantam a segurança dos pacientes, e a aplicação incorreta de medicamentos pode ter sérias consequências para a saúde dos mesmos. Portanto, a apuração dos fatos e a implementação de medidas para prevenir erros similares no futuro são essenciais", diz o comunicado da superintendência do Hospital Municipal de Paracatu.
A enfermeira afastada de suas funções e será denunciada pelas autoridades competentes. Nos próximos dias, ela será ouvida para prestar esclarecimentos sobre o incidente.