Fabio de Sá e Silva e os desafios dos direitos humanos na OEA
Redação DM
Publicado em 18 de abril de 2025 às 12:05 | Atualizado há 20 horas
O Brasil se prepara para escolher um novo representante na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA). Fabio de Sá e Silva, técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), é o indicado pelo governo brasileiro e traz consigo um histórico significativo de atuação nas áreas de direitos humanos e cidadania.
Histórico de atuação
Com bacharelado e mestrado em direito, além de um doutorado em direito, política e sociedade, Sá e Silva tem se destacado em sua carreira, contribuindo para políticas públicas voltadas à promoção da justiça e segurança. Desde 2009, ele ocupa uma posição importante no Ipea, onde ajudou a criar o Mapa da Defensoria Pública, um projeto que fornece dados críticos sobre o acesso à justiça no Brasil.
Desafios atuais
Durante a sua candidatura, marcada para ser apresentada em junho durante a Assembleia Geral da OEA em Antígua e Barbuda, Sá e Silva enfatiza que as desigualdades étnico-raciais, de gênero e econômicas são os maiores desafios para a promoção dos direitos humanos na América Latina. Ele destaca a importância do papel da CIDH em monitorar e buscar soluções para essas questões.
Se eleito, Sá e Silva se compromete a atuar com autonomia, independente dos interesses do governo brasileiro. Ele acredita que as experiências de condenação do Brasil por violações de direitos humanos podem servir como aprendizado para aprimorar as políticas públicas e garantir melhores condições para todos os cidadãos.
Fabio de Sá e Silva também acredita que a colaboração e o diálogo entre países da região são essenciais para enfrentar esses desafios. Para ele, a troca de experiências e boas práticas pode resultar em avanços significativos nas políticas de direitos humanos, beneficiando não apenas o Brasil, mas toda a comunidade internacional.