Um jovem de 14 anos foi apreendido pela na noite desta terça-feira, 11, por ato análogo ao terrorismo, por colecionar símbolos nazistas em casa. Os pais do garoto foram detidos em flagrante por apologia ao nazismo, o caso ocorreu em Maquiné, no Rio Grande do Sul.
Após monitorar as trocas de mensagens por perfis do rapaz nas redes sociais, a investigação foi até o local e obteve um mandado de busca e apreensão. Durante a operação, os policiais encontraram em sua residência bandeiras e gravuras de Adolf Hitler e Benito Mussolini, foram encontradas também facas, canivetes e uma arma de fogo falsa.
De acordo com o diretor do Grupamento de Operações Especiais da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil, uma das bandeiras apreendidas teria sido presenteada pelo pai ao filho.
O delegado Marco Antônio de Souza afirmou que apresentou o adolescente, juntamente com seus pais, à polícia. Segundo ele, não havia como os pais não estarem cientes do que estava ocorrendo naquela residência, uma vez que uma grande quantidade de material foi apreendida.
É importante ressaltar que a apologia ao nazismo é considerada um crime de acordo com a lei nº 9.459/97. A penalidade para essa prática é de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.