
É falso que seja possível sacar os lucros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) "em menos de três minutos" pela internet, como afirmam vídeos que circulam nas redes sociais, como o Facebook.
O processo de saque do FGTS leva, pelo menos, cinco dias úteis e existem condições específicas para a liberação dos valores. Além disso, o lucro do FGTS não pode ser retirado separadamente do saldo existente na conta do trabalhador.
Nos vídeos que espalham a informação errônea, é utilizada a imagem do advogado trabalhista Alexandre Ferreira, conhecido por compartilhar conteúdo sobre questões trabalhistas no Instagram e TikTok. "Você sabia que a Caixa Econômica Federal começou a distribuir R$ 15,2 bilhões em lucros do FGTS? [...] Você pode verificar e sacar o que é seu de forma rápida e 100% online, é simples e leva menos de três minutos", diz um dos vídeos falsos.
Outro vídeo também sugere que os valores podem ser retirados rapidamente. "É bem simples, é feito tudo online e leva menos de 3 minutos. Aguarde enquanto o valor é calculado, e depois converse com a atendente para ela fazer a liberação do depósito para você. Vou deixar o site oficial para você acessar, basta clicar em 'saiba mais' abaixo desse vídeo", narra o áudio.
O site mencionado nos vídeos solicita o CPF da pessoa para consultar o valor disponível como "lucro".
Especialistas apontam manipulação
O uso de inteligência artificial nos vídeos é apontado por especialistas como uma tentativa de manipulação. Leonardo La Rosa, consultor de segurança da informação, afirmou que, ao final de um dos vídeos, há uma discrepância entre a imagem e o áudio do advogado, sugerindo que a gravação foi manipulada. "No fim do vídeo, a boca do advogado é coberta com um 'clique em saiba mais', mas o movimento facial dele não condiz com o que é dito. Os cortes são feitos para dificultar a detecção do uso de inteligência artificial", explicou o consultor.
O advogado Alexandre Ferreira destacou que seu conteúdo não é de natureza promocional. "Infelizmente, tem sido comum a alteração e criação de conteúdos falsos com o intuito de enganar as pessoas, especialmente quando utilizam nossa imagem como advogados e produtores sérios de conteúdo, conferindo um ar de legalidade e induzindo a decisões que podem resultar em golpes digitais. Utilizamos nosso perfil oficial no Instagram (@alexandreferreira_adv) para denunciar essas ilegalidades e, regularmente, realizamos lives para esclarecer as falsidades desses vídeos", afirmou Ferreira.
Caixa Econômica Federal explica regras para saque
A Caixa Econômica Federal esclareceu que o saque do FGTS só pode ser feito por meio do aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS, ou pelo portal de internet banking da Caixa, além das agências da instituição. A liberação do saque ocorre apenas em situações específicas, como na compra da casa própria, em casos de demissão sem justa causa e outras situações previstas por lei.
A Caixa também destacou que o processo de saque do FGTS, inclusive a distribuição de lucros, só pode ser realizado nas ocasiões estabelecidas pela legislação. "Reforçamos que os saques de recursos do FGTS, incluindo a distribuição de resultados, só podem ser realizados nas ocasiões previstas em lei", informou a instituição.
Esclarecimento sobre o lucro do FGTS
A Caixa Econômica Federal também explicou que não é possível sacar apenas o lucro do FGTS de forma separada. O valor distribuído, que em 2024 foi de R$ 15,2 bilhões para 218,6 milhões de contas, é depositado diretamente na conta do trabalhador. Os valores são definidos pelo saldo existente em 31 de dezembro de cada ano, multiplicado por um índice estabelecido anualmente pelo Conselho Curador do FGTS.