Home / Brasil

BRASIL

Guarujá tem 150 mil moradores sem água há cinco dias

Pelo menos 150 mil moradores de Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá, estão sofrendo com falta de água deste a última sexta-feira (28).

Imagem ilustrativa da imagem Guarujá tem 150 mil moradores sem água há cinco dias

Pelo menos 150 mil moradores de Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá, estão sofrendo com falta de água deste a última sexta-feira (28), de acordo com a prefeitura. A gestão municipal criou um gabinete de crise nesta terça-feira (1º) para avaliar quais medidas podem ser tomadas para garantir o abastecimento da cidade.

Questionada, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informou que está ciente de que precisa melhorar os sistemas de abastecimento e que as soluções fazem parte do compromisso assumido pela empresa no processo de desestatização.

De acordo com a companhia, estão sendo providenciadas ações emergenciais para reduzir os reflexos do período de estiagem. O Sistema Jurubatuba, acrescentou, está operando com 70% de capacidade. A empresa salientou que direcionou mais 16 caminhões-pipa para unidades públicas de saúde e educação indicadas pela prefeitura e para a população.

"A Sabesp pede desculpas pelos transtornos e informa que está trabalhando para normalizar o quanto antes o fornecimento de água à população", diz a nota.

A prefeitura de Guarujá afirmou que, desde sábado, a Sabesp disponibiliza caminhões-pipa que têm abastecido apenas escolas e unidades de saúde, deixando secas as torneiras de 150 mil pessoas, população aproximada de Vicente de Carvalho, que abriga 50% dos habitantes de Guarujá. A cidade já tinha dois caminhões-pipa em operação.

Uma reunião de emergência entre a prefeitura e a Sabesp está prevista para a próxima sexta-feira (4). A ideia é que, nela, surjam soluções para mitigar o problema e garantir água para a população. Conforme a gestão municipal, entre as alternativas está o abastecimento dos reservatórios da cidade com caminhões-tanque de grande volume, a serem fornecidos pela empresa.

Participam do gabinete de gestão de crise as secretarias de Meio Ambiente e Segurança Climática; Coordenação Governamental; Infraestrutura e Obras; Saúde; e Operações Urbanas e Planejamento.

Leia também:

Banner
Banner

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias