HEAPA promove encontro sobre cuidados paliativos
DM Redação
Publicado em 25 de abril de 2025 às 10:47 | Atualizado há 2 horas
A Comissão de Humanização do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (HEAPA) realizou uma importante reunião voltada à conscientização e capacitação da equipe sobre os cuidados paliativos. O encontro contou com a participação do psicólogo Dimilson Vasconcelos Bezerra, especialista na área, que conduziu uma palestra orientando os profissionais sobre a relevância desse tipo de cuidado para pacientes com doenças graves e seus familiares.
Durante sua fala, Dimilson destacou que o foco dos cuidados paliativos não é a cura da enfermidade, mas sim o conforto físico, emocional, social e espiritual de quem está enfrentando uma condição de saúde ameaçadora à vida. “O objetivo não é a cura, mas sim oferecer conforto tanto para o paciente quanto para a família”, pontuou.
O psicólogo também ressaltou a importância de proporcionar suporte aos familiares e cuidadores. “Nos cuidados paliativos são oferecidos suporte e estratégias em relação a como devem ser os cuidados, facilitando suas tarefas e reduzindo a sobrecarga, além de acompanhamento do luto”, explicou. Ele ainda defendeu o respeito à autonomia dos pacientes, permitindo que possam decidir como desejam ser cuidados no final da vida.
A enfermeira Luzia Rodrigues da Silva de Jesus complementou, reforçando que é essencial que os profissionais estejam capacitados e adotem uma abordagem humanizada. “Receber cuidados paliativos não significa que não haja mais nada a fazer. Isso simplesmente indica que o diagnóstico é de uma doença crônica grave, que ameaça a vida, e que uma equipe irá cuidar de quem está doente e daqueles que o cercam”, afirmou.
A reunião evidenciou ainda que o cuidado paliativo exige atuação de uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais. O trabalho conjunto tem como finalidade aliviar sintomas, como dor e mal-estar, e promover a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus entes queridos.