Um gerente foi demitido por justa causa após "presentear" as funcionárias de uma distribuidora de cosméticos com ração de cachorro no Dia Internacional da Mulher. O caso ocorreu em Curitiba.
A decisão é do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), que afirmou que “as vítimas compreenderam o ato como insinuação que fossem ‘cadelas'”.
O ex-funcionário processou para reconhecimento de vínculo trabalhista e contestação de demissão por justa causa. O TRT-PR confirmou tanto o vínculo de agosto de 2020 a fevereiro de 2021 quanto a legalidade da demissão.
A decisão, tomada em agosto de 2022 pela 2ª Turma, foi executada e o caso arquivado em setembro de 2023, com divulgação em 11 de março.
A justificativa da empresa para a demissão por justa causa foi um vídeo em que o ex-gerente entra na empresa com ração para cachorro. Uma testemunha afirmou que ele deu a ração como presente de Dia Internacional das Mulheres a um grupo de ao menos quatro colaboradoras.
“Tudo isso é reflexo do machismo estrutural, o preconceito contra as mulheres é a causa de atos e condutas discriminatórias de gênero, como a praticada pelo reclamante”, afirmou o desembargador Célio Horst Waldraff.