Um homem foi preso em flagrante pela polícia na terça-feira, 14, após proferir ofensas de cunho racista contra um colega de trabalho em um shopping de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Embora o homem tenha sido levado para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM), a Justiça o soltou após uma audiência de custódia.
Segundo informações da delegada Débora Dias, responsável pela investigação, o colega de trabalho agredido, de 34 anos, foi chamado de "macaco" pelo agressor.
O incidente foi presenciado por pessoas que, ao ligarem para a Brigada Militar (BM), possibilitaram a detenção do acusado, que foi preso em flagrante.
A Polícia Civil iniciou um inquérito para apurar o caso, e o relatório da investigação deve ser encaminhado ao Ministério Público (MP) nos próximos dias.
O homem deve ser indiciado pelo crime de racismo, e caso o Ministério Público concorde com a conclusão da Polícia Civil, será oferecida uma denúncia à Justiça. Se a denúncia for aceita, o acusado começará a ser julgado.
O crime de racismo é previsto em lei e inafiançável. Caso seja julgado, ele pode pegar de dois a cinco anos de detenção.