Um homem foi preso no bairro da Jatiúca na manhã desta terça-feira 10, em Maceió, suspeito de fazer parte de uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas interestadual, lavagem de dinheiro e associação para o tráfico. A prisão foi realizada pela Polícia Civil de Alagoas em cumprimento a um mandado de prisão temporária, parte da Operação "Dog Head", coordenada pela Polícia Civil do Distrito Federal.
A operação, que visou alvos em vários estados, incluindo Alagoas, Goiás, Rio Grande do Norte, Amazonas e Roraima, cumpre 127 medidas judiciais. Entre essas medidas, estavam 25 mandados de prisão temporária, 51 mandados de busca e apreensão, 27 ordens de sequestro de bens móveis e imóveis e 25 ordens de bloqueio de contas bancárias.
A investigação revelou uma rede de lavagem de dinheiro, que movimentou cerca de R$ 200 milhões através de empresas de fachada. Esses recursos eram utilizados para a compra de drogas e sustentação das operações ilícitas da organização, que também fornecia entorpecentes para uma facção criminosa originária do Distrito Federal.
Além das prisões, a polícia decretou o sequestro de imóveis, veículos e valores de contas bancárias ligadas aos investigados e às empresas fictícias, visando interromper o fluxo financeiro da organização e enfraquecer sua estrutura econômica. Os envolvidos poderão enfrentar penas de até 41 anos de reclusão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e participação em quadrilha.