Um homem identificado como Vaelisson Souza ficou ferido após seu celular explodir no bolso de sua calça, enquanto ele pilotava uma motocicleta na tarde desta terça-feira, 18, em Itabaianinha (SE).
Em entrevista à TV Sergipe, Vaelisson contou que percebeu um estouro no bolso da calça e logo viu fumaça e fogo. Além do aparelho celular, uma cédula de R$ 50, que estava na capa do dispositivo, também foi destruída pela explosão.
"Comprei esse celular de segunda mão há 15 dias e estava funcionando normalmente. Não sei o que aconteceu", afirmou Vaelisson.
Nos últimos anos, relatos de explosão de celulares têm aumentado no país. Em 2021, uma criança morreu em Alagoas após um celular explodir e causar queimaduras, a garota de apenas 10 anos mexia no celular enquanto ele estava carregando na tomada.
Somente no mês de abril de 2023, dois casos de morte por descarga elétrica envolvendo crianças foram registrados no Brasil. O primeiro ocorreu em Teresina, no estado do Piauí, enquanto o segundo foi registrado na Paraíba.
Segundo o professor do departamento de engenharia elétrica da Universidade Federal de Sergipe, Milthon Serna, é desaconselhável utilizar o celular enquanto ele está carregando, o que pode representar um risco de sobreaquecimento e, consequentemente, de explosão. Além disso, é importante verificar se o carregador é compatível com o modelo e configuração do aparelho, a fim de evitar danos ou problemas no carregamento.