O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que incluiu nas perguntas que serão utilizadas na Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS 2023), questões sobre orientação sexual e identidade de gênero dos entrevistados. Até o momento estes itens nunca foram utilizados em conjunto.
A PNDS realiza um levantamento no âmbito do estado de saúde, nível de satisfação dos cidadãos quanto a utilização dos serviços públicos, planejamento reprodutivo e métodos de contracepção etc. No período de 1986 a 2006, o Ministério da Saúde realizou três edições da pesquisa, e segundo o IBGE a inclusão das questões sobre gênero e sexualidade atende uma demanda há muito requerida pela sociedade civil.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
ECONOMIA
IBGE informa que 19,2% dos trabalhadores no mercado formal atuavam como MEI em 2021
MW
Taxa de desemprego cai para 7,8% em agosto, revela IBGE
BRASIL
Taxa de desemprego no trimestre até julho é a menor para o período desde 2014, diz IBGE
BRASIL
IBGE revisa dados do Censo 2022; população brasileira sobe para 203.080.756 pessoas
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
No ano de 2022, o IBGE realizou a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), levantamento com temática semelhante que incluiu em suas perguntas pontos sobre orientação sexual, no entanto, fatos sobre gênero foram deixados fora do questionário. Os resultados obtidos demonstraram que 2,9 milhões de brasileiros se declararam homossexuais ou bissexuais.
Para formular as questões que serão utilizadas nesta edição da PNDS, o IBGE manteve diálogo com organizações da sociedade civil, a exemplo da Aliança Nacional LGBTI+ e Grupo Gay da Bahia. A coleta das informações, começou na última segunda-feira ,9, e pretende visitar aproximadamente 133 residências espalhados em 2.500 cidades do país. Os indagações sobre orientação sexual é gênero serão válidas para pessoas maiores de 18 anos.