Home / Brasil

BRASIL

Idoso morre após esperar quase 4 horas por atendimento em hospital

HC informou que estava atendendo além da capadidade no momento em que o idoso chegou na unidade

Reprodução Reprodução

Eurípedes Roberto Faria, de 74 anos morreu em uma ambulância após esperar por atendimento na porta do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), na madrugada de sábado, 29.

O idoso se sentiu indisposto na noite de sexta-feira, 28, e foi levado para uma unidade de atendimento na cidade e, após ter realizado exames, os médicos suspeitaram ser um princípio de infarto e pediram a transferência dele para o HC.

A UdiCor, uma empresa de Gestão de Saúde privada, então foi acionada às 1h30 para levá-lo até o hospital. Às 2h22, ele entrou na ambulância e chegou no destino às 2h38.

O hospital foi informado da complexidade do caso quando o idoso chegou, porém ele esperou quase quatro horas por um atendimento, às 5h11 teve uma parada cardiorrespiratória e morreu às 5h56.

O HC informou que 156 pacientes estavam internados no local onde há 69 leitos de pronto-socorro e que, por isso, não conseguiria atender o paciente de forma imediata.

Em nota, o HC disse que "tem solicitado à secretaria de saúde mais leitos e que seus profissionais não têm medido esforços para melhor atender à população, mas o cenário tem se mostrado tem se mostrado insustentável e que isso impacta em casos como este."

Já a UdiCor, responsável pela atendimento, afirmou que durante todo o atendimento prestado ao paciente, foram seguidas as normas de qualidade e segurança para garantir o melhor cuidado possível. Durante o transporte, ele foi acompanhado por uma equipe composta por médico, socorrista e enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias