
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um comunicado para alertar os beneficiários sobre a ocorrência de golpes relacionados com a prova de vida, procedimento anual obrigatório para assegurar a continuidade do pagamento de benefícios.
Segundo o INSS, criminosos têm utilizado estratégias, como visitas domiciliares realizadas por falsos servidores portando crachás e o envio de mensagens de texto (SMS) fraudulentas. Em um dos golpes recentes, os segurados recebem mensagens com o texto: “PREVIDÊNCIA SOCIAL: Seu teste de vida se encontra pendente, evite o bloqueio do seu benefício. Contate: 4XXX2266”.
Por meio de nota, o órgão reforçou que não realiza provas de vida por meio de visitas domiciliares ou solicita dados e fotos dos beneficiários. “O INSS esclarece que não há prova de vida em andamento e que não direciona servidores para colher dados e fotos dos segurados ou beneficiários de auxílios pagos pela autarquia”, informou.
Como o INSS realiza a prova de vida?
De acordo com o Instituto, os servidores só realizam procedimentos presenciais em casos específicos, como comprovação de vínculo, endereço ou investigação de irregularidades. Mesmo nessas situações, cópias de documentos e fotografias não são solicitadas. O reconhecimento ocorre mediante a conferência de um documento oficial de identificação com foto.
Os beneficiários devem estar atentos e, caso desconfiem de possíveis golpes, é recomendado solicitar o nome completo e a matrícula do suposto servidor. A confirmação pode ser feita por meio da Central de Atendimento 135, que funciona gratuitamente.
Nos casos confirmados de fraude, o INSS orienta os segurados a denunciar o golpe, que será encaminhado à Polícia Federal para a devida apuração.
Presidente do INSS reforça transparência nas ações
O presidente do INSS, Alexandre Stefanutto, destacou o compromisso da autarquia com a transparência. “Nossas medidas, como revisão, prova de vida, ou qualquer alteração que impacte a vida de segurados e beneficiários, são divulgadas na página oficial e nas redes sociais oficiais do INSS”, afirmou.
Para evitar cair em fraudes, o Instituto recomenda que os beneficiários desconfiem de contatos inesperados, seja por telefone ou e-mail, que solicitem informações pessoais.
O que é a prova de vida?
A prova de vida é um procedimento obrigatório realizado anualmente para comprovar que o beneficiário do INSS está vivo. Caso não seja feita, o segurado pode ter o benefício bloqueado.
O processo de comprovação pode ser realizado por meio das seguintes ações:
Acesso ao aplicativo Meu INSS com selo ouro;
Empréstimos consignados feitos com reconhecimento biométrico;
Saques de benefícios realizados por biometria;
Comparecimento a uma agência do INSS para serviços de interesse do segurado;
Perícias médicas, presenciais ou por telemedicina;
Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico), feitas pelo responsável familiar;
Recebimento de pagamentos com reconhecimento biométrico.
Além disso, os segurados podem optar pela realização da prova de vida em agências bancárias, especialmente aquelas que disponibilizam a funcionalidade por biometria digital.
Como verificar a situação da prova de vida?
Os segurados podem consultar o aplicativo Meu INSS ou ligar para a Central 135 para verificar a data da última comprovação de vida. O procedimento não é necessário para benefícios de curta duração (menos de um ano) e os concedidos há menos de 12 meses.