Home / Brasil

BRASIL

INSS amplia atendimento via Correios para solicitações de auxílio-doença

O governo espera continuar ampliando sua parceria para abrir todas as 7 mil agências dos Correios em território nacional, o que deve acontecer no próximo ano.

Imagem ilustrativa da imagem INSS amplia atendimento via Correios para solicitações de auxílio-doença

O Ministério da Previdência Social e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão ampliar a parceria com os Correios para receber pedidos de auxílio-doença por meio dos correios.

A iniciativa foi direcionada a um programa piloto em Fortaleza (CE) e Aracaju (SE) no primeiro semestre e agora será estendida a 2.681 agências em 2.200 municípios do país.

O termo da parceria que oficializa a medida foi assinado nesta segunda-feira 14, pelo ministro Carlos Lupi (Previdência) e pelos presidentes do INSS, Alessandro Stefanutto, e dos Correios, Fabiano dos Santos.

O governo espera continuar ampliando sua parceria para abrir todas as 7 mil agências dos Correios em território nacional, o que deve acontecer no próximo ano. Será um complemento à rede de atendimento presencial do INSS, que conta com cerca de 1,6 mil agências.

O novo canal de atendimento faz parte da estratégia da organização para ampliar o uso do Atestmed, sistema online que dispensa atendimento presencial.

Os segurados terão duas opções. A primeira é ir direto à agência dos Correios, onde um funcionário fará o pedido e digitalizará o atestado médico.

Outra alternativa é iniciar a solicitação pela central telefônica 135 e ir até a Agência Correios apenas para apresentar o atestado médico para complementar a solicitação. Neste caso, haverá um prazo de cinco dias para entrega do documento.

A análise do requerimento, por sua vez, seguirá sendo feita pelo INSS.

A parceria com os Correios foi concebida diante do diagnóstico do governo de que nem todos os segurados estão familiarizados com sistemas digitais, o que poderia se transformar numa barreira.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias