Uma operação conjunta resgatou 472 animais silvestres no Maranhão. A ação teve uma duração de 10 dias e foi realizada em uma área da BR-230.
A operação se concentrou nas cidades de Balsas, São Raimundo das Mangabeiras, Loreto, São Domingos do Azeitão e Paraibano. Segundo investigações os animais seriam contrabandeados para serem revendidos em feiras da Bahia e Pernambuco.
A maioria dos animais resgatados eram papagaios. Das espécies resgatas quatro são nativas do Cerrado Maranhense. Os traficantes capturaram as aves ainda filhotes, se aproveitando da época de reprodução para roubarem os ninhos.
Ao todo 31 pessoas responderão por crime ambiental e maus tratos e as multas somadas, podem passar de R$ 1 milhão. As aves foram levadas para abrigos para serem tratadas até que possam ser soltas na natureza.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
BRASIL
Três crianças perdem a vida devido à doença não identificada
BRASIL
Supermercado incendiado precisou de 16 bombeiros para conter as chamas
BRASIL
Professora que chamou aluno de preto, feio e pobre é afastada
BRASIL
Cartão de Confirmação do Enem pode ser acessado a partir desta terça
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
“A intenção é a gente continuar cuidando deles até que possam ser soltos. Fazer um projeto de reintrodução cientificamente tenha aprovação, tudo certinho, com monitoramento, mas é um projeto que a gente não sabe se vai dar certo ou se eles vão ser encaminhados para um CETA”, disse Pedro Henrique Yamassaki, biólogo.
De acordo com o Grupo de Enfrentamento à Crimes Ambientais da Polícia Rodoviária Federal pelos menos 5 mil animais são resgatados todos os anos em operações contra o tráfico de animais silvestres.
“Aqui é um corredor bastante específico porque os traficantes usam, pega aqui o papagaio e outros animais silvestres. Então vai para Caruaru, Feira de Santana, onde tiver rodovia, eles estão despachando esses animais. Ela foca onde tem o elo, dessas pessoas que pegam o animal e ficam jogando de um para outro”, explica Inspetor Caio Leonel.