Nas redes sociais, circula um vídeo chocante que mostra o fazendeiro Garon Maia Filho permitindo que seu filho de apenas 11 anos, Francisco Veronezi Maia, assuma os controles de uma aeronave enquanto ele mesmo consome cerveja. Os dois morreram no sábadp, 29, após a aeronave cair em Vilhena (RO).
As imagens que circulam nas redes sociais mostram que, durante um voo anterior ao acidente, a criança estava pilotando a aeronave usando chinelos.
Conforme a legislação em vigor no Brasil, é indispensável possuir idade igual ou superior a 18 anos, ter concluído o ensino médio e estar devidamente cadastrado junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para exercer a função de piloto de aeronave.
O vídeo foi registrado por Garon, que estava sentado no banco do copiloto de uma aeronave bimotor. A filmagem começa no momento em que a aeronave está alinhada para a decolagem em uma pista de terra.
"Peraí, tudo pronto? Nada na frente, tá ok. Vamos lá, 600 cavalos, pode empurrar. 600 Kikão, vai. Nossa senhora. Mão na manete, mão na manete. Fica com a mão aí e olha a velocidade", diz Garon no vídeo.
Queda e morte
O acidente aconteceu no sábado, 29, em uma área densamente arborizada, próximo à conhecida Cachoeira das Cavernas, conforme relatado pelo Corpo de Bombeiros, causando a morte de Garone Francisco. Os dois foram encontrados mortos em meio aos escombros.
De acordo com a Anac, a aeronave era um Beechcraft Baron G58 de 2011, e estava com situação de aeronavegabilidade normal.
Os corpos do pai e do filho foram transladados para o Mato Grosso do Sul. O velório conjunto ocorrerá em um cemitério particular em Campo Grande, com sepultamento previsto para a terça-feira, 1.