Home / Brasil

BRASIL

Milei ''arrega'' em menos de 72h após ataques e envia carta a Lula

No documento entregue, Milei defende a cooperação entre os países e fala em “construção de laços”

Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, leu a carta de Javier Milei a Lula Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, leu a carta de Javier Milei a Lula

Mesmo depois de diversas ofensas gratuitas ao presidente Lula, o novo presidente argentino, Javier Milei, voltou atrás e enviou uma carta ao presidente, abordando a importância das relações bilaterais entre Argentina e Brasil. Na carta, Milei também estende um convite a Lula para participar da cerimônia de sua posse, marcada para o dia 10 de dezembro.


		Milei ''arrega'' em menos de 72h após ataques e envia carta a Lula
Imagem: Poder 360


No documento entregue ao ministro das Relações Exteriores, Milei defende a cooperação entre os países e fala em “construção de laços”.


		Milei ''arrega'' em menos de 72h após ataques e envia carta a Lula


A chanceler de Javier Milei, Diana Mondino, fez uma viagem a Brasília buscando suavizar as fortes tensões entre o presidente Lula e o presidente argentino eleito.

A carta foi entregue no encontro de Mondino e Vieira que contou com a presença dos embaixadores Julio Bitelli (do Brasil na Argentina) e Daniel Scioli, que pode continuar como embaixador em Brasília no governo de Milei. Os quatro almoçaram juntos no Itamaraty, sede da diplomacia brasileira.

Ambas as nações têm muitos desafios pela frente e estou convencido de que uma mudança econômica, social e cultural, baseada nos princípios da liberdade, irá posicionar-nos como países competitivos nos quais os seus cidadãos podem desenvolver as suas capacidades ao máximo e assim, escolher o futuro que desejam Javier Milei

Vieira, que já foi embaixador na Argentina, possui grande conhecimento sobre o país. Scioli, por outro lado, foi destacado como um dos melhores embaixadores do governo anterior, mantendo relações mesmo com a tensa dinâmica entre o kirchnerismo e o governo de Bolsonaro.

A carta de Milei foi recebida, e o presidente Lula já foi informado sobre o conteúdo. Durante a campanha eleitoral, Milei havia se referido a Lula como um "socialista de vendas" e prometeu não se encontrar com governos "comunistas". No entanto, a Argentina e o Brasil, junto com a China, são importantes parceiros comerciais, o que pode ter influenciado na mudança de abordagem de Milei.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias