Home / Brasil

BRASIL

Ministério da Saúde autoriza vacina da dengue próxima ao vencimento para pessoas de até 59 anos

Medida temporária pode ajudar a evitar desperdício

Imagem ilustrativa da imagem Ministério da Saúde autoriza vacina da dengue próxima ao vencimento para pessoas de até 59 anos

O Ministério da Saúde autorizou a ampliação da vacinação contra a dengue, permitindo que pessoas de até 59 anos de idade recebam o imunizante com prazo de validade iminente. A medida, comunicada por meio de uma nota técnica, abrange todos os estados e o Distrito Federal, com o objetivo de ampliar o público-alvo da vacinação.

De acordo com o documento, as doses que estão próximas ao vencimento poderão ser remanejadas para cidades que ainda não realizam a vacinação ou aplicadas em uma faixa etária mais ampla do que a atualmente definida, que é de 10 a 14 anos. O novo público poderá incluir pessoas de 6 a 16 anos. Para vacinas com validade de um mês, estados e municípios poderão utilizá-las até o limite etário especificado na bula do fabricante, que abrange pessoas de 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias.

"A expansão do público-alvo deve considerar a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica de cada estado e município. O Ministério da Saúde deve ser devidamente informado pelas unidades federativas sobre a implementação da estratégia temporária de ampliação da vacinação. Além disso, todas as doses administradas devem ser registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) de forma a garantir a segunda dose e o monitoramento completo do processo de imunização", explicou o ministério em nota.

A nota técnica ainda destaca que essa medida é de caráter temporário e se aplica exclusivamente às vacinas com prazo de validade reduzido.

Em 2024, o Ministério da Saúde enviou 6,5 milhões de doses para os estados e municípios, mas cerca de metade das doses foram aplicadas, totalizando 3,8 milhões de vacinas. A situação preocupa ainda mais no caso dos adolescentes, já que aproximadamente 1,3 milhão de jovens que iniciaram o esquema vacinal não retornaram para a segunda dose, o que compromete a eficácia da imunização.

A vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024 para o público de 10 a 14 anos que reside em localidades prioritárias. O Brasil foi o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. A vacinação no país teve início em fevereiro de 2024 em 315 municípios e, desde então, foi ampliada, alcançando atualmente 1.921 municípios.

Leia também:

Banner DM
Banner

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias