O cachorro que ajudava no socorro às vítimas do ciclone no Rio Grande do Sul, chamado de Thayron, morreu nesta sexta-feira, 22, aos cinco anos. O cão, que era Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), sofreu um acidente enquanto buscava por vítimas.
O labrador, com certificado nacional, ajudou nas operações de busca de pessoas durante as cheias no Vale do Taquari, onde até agora 49 pessoas morreram e nove estão desaparecidas. Thayron já havia atuado em desastres anteriores, como Brumadinho, em Minas Gerais, e Petrópolis, no Rio de Janeiro.
“É com pesar que comunicamos o falecimento do cão de resgate Thayron, na manhã de hoje, no município de Bom Retiro (RS), após sofrer um acidente. Thayron faleceu em serviço, atuando nas operações de busca no Rio Grande do Sul, em razão do ciclone que atingiu o estado. Seu espírito corajoso e dedicação incansável sempre estarão presentes em nossos corações”, publicou o CBMMT, por meio de nota.
O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul lamentou a morte de Thayron, e afirmou que "deixa sua homenagem a este ser que dedicou sua vida à nobre missão de salvar".