Que a Bahia manda bem na culinária vocês já sabem, caso nunca tenha experimentado já adianto que é sensacional ! Vou tentar passar um pouco dessa experiência para vocês. A culinária afro-brasileira influenciou significativamente a gastronomia local, devido à presença de escravos africanos nas fazendas brasileiras durante o período colonial. Os escravos trouxeram consigo diversas receitas típicas da África Ocidental, que foram adaptadas e passaram a fazer parte da cozinha baiana.
Confira abaixo algumas das comidas típicas da Bahia:
Moqueca Baiana
A moqueca baiana é um dos pratos mais típicos da culinária baiana. Sua principal característica é o uso de frutos do mar, como o camarão ou peixe que são cozinhados na panela de barro. A panela de barro é aquecida no fogo até que os ingredientes estejam cozidos e o molho seja formado.
A moqueca é servida acompanhada de arroz branco e farofa. A farofa é uma mistura de farinha de mandioca. É uma das receitas mais populares da Bahia e um prato que você não pode deixar de provar.
Abará
Eu sei que vocês estava esperando um acarajé, mas temos o abará, uma versão mais leve, feita com o famoso feijão fradinho, porém ao invés de ser frito, o abará é cozido no vapor e recheado com camarão, vatapá, quiabo e claro baiano que é baiano não pode deixar de colocar uma pimentinha.
Mungunzá
Feita à base de milho, o mungunzá ou muguzá é um prato bastante saboroso e popular entre os baianos. Em outras regiões ele é consumido principalmente nas festas juninas, mas na Bahia não tem tempo ruim para fazer esse doce.
Tapioca
A tapioca é uma das comidas mais típicas e tradicionais da Bahia. Pode ser consumida de diversas formas: como acompanhamento, recheada ou simplesmente como um lanche. O beijú é uma variação da tapioca e é feita com a massa da mandioca, tem também o bolo, o cuscuz, o mingau são uma delicia.
Caldo de sururu
O Caldo de Sururu é uma das comidas típicas da Bahia que você precisa provar. Este prato é feito à base de sururu, uma espécie de mexilhão da região, cozido no leite de coco e servido puro. É uma das receitas mais populares da culinária baiana e um dos pratos mais saborosos que você poderá experimentar.