Neusa Maria Faro, uma das mais emblemáticas atrizes brasileiras, faleceu nesta sexta-feira, 7, aos 78 anos de idade, deixando uma lacuna no cenário artístico nacional. Com uma carreira brilhante que se estendeu por décadas, Neusa conquistou o coração do público e se tornou um ícone do teatro, cinema e televisão. Seu falecimento é lamentado por toda a comunidade artística e pelos fãs que acompanharam sua trajetória.
Neusa era conhecida por sua alegria e peronagens que cativavam o público. Desde personagens dramáticas até as mais cômicas, Neusa era exemplo de como fazer teatro e TV, sem sair dos trilhos.
Nascida em 1945, em Sorocaba, Neusa iniciou sua carreira no teatro aos 30 anos e desenvolveu uma paixão pela interpretação que a acompanhou durante toda a vida. Sua atuação multifacetada e talento inegável abriram portas para o sucesso em diversos campos da indústria do entretenimento.
No teatro, Neusa brilhou em inúmeras peças, encantando plateias com sua presença de palco cativante e habilidades cênicas. Ela atuou em produções renomadas, como "As feiticeiras de Salém", "Noviças Rebeldes" e "Baixa Terapia", consolidando-se como uma das grandes atrizes da sua geração.
Personagem 'Divina', que lhe rendeu muito sucesso em "Alma Gêmea". (Foto: Reprodução/TV Globo)
No entanto, foi na televisão que Neusa Maria Faro conquistou o grande público. Sua estreia na TV aconteceu nos anos 1970, e desde então ela se tornou uma figura conhecida e admirada pelos telespectadores brasileiros. Participou de novelas de sucesso, como "Alma Gêmea", de 2005, na qual interpretava a personagem Divina com sua famosa frase: "Oswaldo, não fale assim com a mamãe". Participou também de "Idade da Loba", "Fascinação", "O Profeta", entre muitas outras.
A atriz também atuou como dubladora, atuando como "Apple", no anime Zillion, em 1987. Dublou também a personagem Kilmaza na série de televisão japonesa "Jaspion" e vários personagens no "Esquadrão Relâmpago Changeman", em 1988.
Ao longo de sua carreira, Neusa recebeu o prêmio Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo (APETESP), nas categorias Melhor Direção e Melhor Espetáculo na obra teatral "A Vaca Lelé". Em 2012, recebeu o prêmio de destaque nacional em "Amor à Vida" e, em 2019, o prêmio de Melhor Atriz em "O segredo de Davi".
Morte
Neusa morreu na última sexta-feira, 7, conforme informaram fontes próximas a atriz. Ela estava internadadevido à uma trombose e teve complicações por conta de outros problemas de saúde. Neusa foi velada na manhã deste sábado, 8, em Valinhos.
Artistas lamentam a morte da atriz
"Perdemos, infelizmente, a querida Neusa Maria Faro. Super atriz. Interessantíssima. Da melhor qualidade. Mulher de teatro. Querida amiga. Um beijo Neusa", escreveu o dramaturgo Pedro Leão.
"Toda a minha solidariedade. Amo Neusa Maria Faro, minha Deusa", declarou Suzy Rêgo.
A atriz e amiga de Neusa, Elizabeth Savala, lamentou profundamente a morte da colega. "Muito, muito, muito triste hoje, uma grande amiga, desde a EADUSP, 1974. Quantas histórias, conheci sua mãe, Neusa era filha única. Fizemos teatro, Lua Nova em São Paulo. Tantas viagens, histórias de vida, fizemos tanto trabalho na TV juntas [...] Tão querida, amiga daquelas, se vai hoje, acordei com essa nefasta notícia [...] Em oração aqui, tenho certeza que haverá muita luz no seu caminhar, minha querida Neusa Maria Faro", escreveu Elizabeth.