
A tragédia aérea no município de Gramado (RS) na manhã desta sexta-feira, ocorreu quando um turboélice bimotor caiu em área urbana, atingindo lojas e uma pousada. Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave bateu contra a chaminé de um prédio, colidiu com o segundo andar de uma residência, atingiu uma loja de móveis e teve destroços espalhados em uma pousada.
Empresário Luiz Galeazzi pilotava avião que caiu em Gramado com família e amigos
Ao menos 15 pessoas foram encaminhadas a hospitais da região, principalmente por inalação de fumaça. A Defesa Civil informou que, preliminarmente, o avião transportava 10 pessoas.
De acordo com a Infraero, a aeronave de prefixo PR-NDN decolou às 9h15 de Canela com destino a Jundiaí, no interior de São Paulo. O avião está registrado em nome do empresário Luiz Claudio Galeazzi, embora não se saiba se ele estava a bordo.
Vídeo: avião cai em avenida de Gramado, Rio Grande do Sul
As condições climáticas no momento eram instáveis, com chuva e névoa, mas as causas do acidente ainda não foram determinadas. A FAB (Força Aérea Brasileira) destacou que o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) já iniciou os procedimentos de coleta de dados e preservação de evidências no local.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, está acompanhando os desdobramentos. "Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram", afirmou Leite em suas redes sociais.
Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) December 22, 2024
No momento,…
A Secretaria da Segurança Pública do estado informou que o local está isolado pela Brigada Militar, e a Polícia Civil conduz as investigações. O vice-governador Gabriel Souza e o ministro Paulo Pimenta também se manifestaram, expressando solidariedade às vítimas e familiares.
As autoridades seguem no local em busca de respostas e no suporte às vítimas. A área permanece isolada, com equipes de segurança e resgate mobilizadas.