A OAB irá eleger nesta segunda-feira,19, seis candidatos a vaga do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para os cargos designados a advocacia.
Com a aposentadoria do ex-ministro Félix Fischer , o posto está em aberto e serão ocupados por meio de uma lista com seis nomes indicados pela OAB. Hoje a lista possui 34 nomes e sete, são favoritos. Para a escolha, se faz necessário que os ministros do STJ façam uma lista tríplice proveniente dos nomes escolhidos pela OAB e o presidente Lula escolherá três nomes para enviar para aprovação no Senado.
Dentre os nomes favoritos, nenhum deles é uma mulher negra ou um homem negro. Mais uma vez, a OAB repete o ciclo de não selecionar nenhuma pessoa negra para vaga, mesmo mantendo o discurso de que é uma instituição comprometida com o combate ao racismo.
Os advogados com grandes chances de serem indicados são: André Godinho, Daniela Teixeira, Flávio Caetano, Luiz Cláudio Allemand, Luiz Cláudio Chaves e Márcio Fernandes.
Na lista dos 34 nomes, há apenas de uma pessoa negra, o da advogada do Distrito Federal, Núbia Pereira Bragança da Costa.