No decorrer da manhã de quarta-feira, 14, pelo menos 12 ônibus e caminhões foram tomados por traficantes de drogas no Chapadão, comunidade da zona norte do Rio de Janeiro, após a morte, em confronto, de Washington Costa de Oliveira, o W, também conhecido como Messi ou Charlote, identificado como chefe do Comando Vermelho na Vila Norma, em São João de Meriti.
Segundo informações da policia militar, W havia trocado tiros com policias do 41º BPM (Irajá) que faziam uma operação na comunidade para coibir o roubo de carros. O mesmo acabou atingido e não resistiu.
Segundo a PM, grupos de motociclistas e indivíduos ligados ao tráfico fecharam vias para tentar desmobilizar as equipes empregadas na operação.
Escolas da área tiveram que suspender as aulas no período da tarde, pela seguranças das crianças.
Minutos depois, 9 ônibus e 3 caminhões foram sequestrados e utilizados como barricadas, para dificultar a passagem das forças policiais.
Entre as ruas fechadas estão a Avenida Cristomo Pimentel de Oliveira (antiga Estrada do Rio do Pau) e as ruas de Alcobaça e Marcos de Macedo. Os bandidos utilizando das redes sociais, ordenaram o fechamento de comércios nas regiões de Anchieta e Guadalupe.
Durante a operação quatro homens foram presos, e 1 fuzil e 3 pistolas, apreendidos.
Washington tinha envolvimento com disputas territoriais pelo controle de pontos de vendas de drogas nas comunidades da Baixada Fluminense e na capital.