
Considerado o prêmio mais importante do cinema mundial, o Oscar 2025 acontecerá neste domingo, dia 2 de março. A 97ª edição da cerimônia pode marcar um feito histórico para o Brasil, com o filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. A produção brasileira, que recebeu três indicações, concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres na disputa.
Esta é a primeira vez que um filme brasileiro recebe uma indicação na categoria de Melhor Filme.
Horário de início da cerimônia
A cerimônia será realizada no tradicional Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia. O evento começará às 21h (horário de Brasília). No entanto, o tapete vermelho oficial será transmitido ao vivo a partir das 20h30.
Onde assistir ao Oscar 2025 ao vivo
No Brasil, a transmissão oficial do evento será realizada pela TNT, além das plataformas de streaming HBO Max e Globoplay. A TV Globo também fará a cobertura da cerimônia, com exceção no Rio de Janeiro, onde o canal exibirá os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.
O Brasil tem chances de ganhar um Oscar em 2025?
O Brasil está concorrendo em três categorias com “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. De acordo com a crítica americana Caryn James, que escreve para a BBC, o filme brasileiro é um dos favoritos na categoria de Melhor Filme Internacional. Além disso, Fernanda Torres tem uma chance real de surpreender e vencer na disputa de Melhor Atriz, superando a favorita Demi Moore.
"Poucos filmes retrataram os efeitos devastadores da política sobre os indivíduos de maneira tão íntima, visceral e oportuna, chegando num momento em que o crescimento do autoritarismo se tornou uma preocupação global", afirmou James em seu artigo para a BBC Culture.
Em linha com a avaliação de James, o The New York Times e a Variety também apontaram o filme brasileiro como possível vencedor na categoria Melhor Filme Internacional. No entanto, as opiniões divergem sobre quem levará o prêmio de Melhor Atriz: o Times acredita que Fernanda Torres tem grandes chances de conquistar a estatueta, enquanto a Variety aposta na atriz Demi Moore.
Na categoria de Melhor Filme, Caryn James afirma que o prêmio não deverá ser atribuído ao longa brasileiro.