Home / Brasil

BRASIL

Outra cidade do Espírito Santo pode receber patinetes elétricos em breve

No último fim de semana, a empresa Jet, que já oferece patinetes em Vila Velha, realizou um teste com os moradores.

Outra cidade do Espírito Santo pode receber patinetes elétricos em breve

Após o sucesso em Vila Velha, os patinetes elétricos podem em breve estar disponíveis nas ruas de Vitória. No último fim de semana, a JET, empresa responsável pelo serviço, realizou um teste para avaliar a viabilidade de oferecer os equipamentos compartilhados aos moradores da capital.

A ação ocorreu em Jardim da Penha, onde cerca de 240 pessoas testaram os equipamentos disponíveis e 100 capixabas participaram de uma aula gratuita de direção segura com os veículos. Após consultar os usuários, a empresa identificou o interesse dos moradores por esta modalidade de transporte.

A empresa confirma o interesse em estabelecer uma futura parceria com a Prefeitura de Vitória para disponibilizar uma frota de patinetes elétricos para a comunidade. Assim, a JET informa que iniciou conversas com o Poder Público, apresentando uma proposta para viabilizar esse serviço na cidade”, declarou a empresa por meio de nota.

O município de Vila Velha recebeu, em maio deste ano, 332 novos patinetes elétricos, totalizando agora 664 equipamentos de mobilidade urbana. O aumento da frota visa abranger áreas que inicialmente não eram contempladas no município.

Segundo dados fornecidos pela JET, são registradas, em média, 1.500 viagens nos dias de semana, enquanto nos finais de semana e feriados esse número sobe para 2.500 viagens. O condutor do patinete deve ter mais de 18 anos, não pode transportar passageiros e deve obedecer às normas de trânsito, semelhantes às previstas para bicicletas.

Os patinetes estão distribuídos em 512 pontos de estacionamento virtuais, que podem ser localizados através do aplicativo da empresa JET. No app, os pontos de retirada e estacionamento após o uso estão identificados pela letra "P".

Para evitar acidentes, os patinetes têm a velocidade máxima permitida e controlada por GPS, conforme a região de circulação dos veículos. Ao trafegar por ciclovias e ciclofaixas, a velocidade máxima é de 20 km/h. Nas demais vias da cidade, a velocidade não deve ultrapassar 15 km/h. Em áreas de segurança, o limite de velocidade é de 6 km/h.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias