Pan-2031: Rio e Niterói apresentam proposta para sediar o evento esportivo
DM Redação
Publicado em 26 de abril de 2025 às 10:00 | Atualizado há 8 horas
Pan-2031: Rio e Niterói apresentam proposta para sediar o evento esportivo
O dossiê de candidatura das cidades do Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 inclui a proposta de construção da Vila dos Atletas em um terreno anexo à antiga Estação Leopoldina, localizada no Centro do Rio. O local, atualmente em processo de revitalização pela Prefeitura do Rio, foi escolhido para abrigar a infraestrutura necessária para receber os atletas durante o evento.
O projeto prevê a edificação de sete prédios de 18 andares, além da instalação de quadras sobre a linha de trem e metrô que cortam a região. A Vila terá capacidade para hospedar 7.500 atletas e 2.800 técnicos, com apartamentos de dois ou três quartos.
O custo estimado para a realização dos Jogos Pan-Americanos de 2031, caso o Rio e Niterói sejam escolhidos como sede, é de R$ 3,8 bilhões. Este valor não inclui obras de infraestrutura, como a construção dos prédios, que devem ser viabilizadas por meio da iniciativa privada, com a intenção de comercializar futuramente as unidades habitacionais. O orçamento também não contempla as obras de urbanização do local, que incluem o mobiliário, serviços e operação da Vila, estimados em R$ 113,8 milhões.
O dossiê, que ainda está em fase de finalização, será entregue até o dia 30 de abril à Panam Sports, organização responsável pela escolha da sede do evento. Além das cidades brasileiras, Assunção, no Paraguai, também manifestou interesse em receber os Jogos Pan-Americanos.
Conforme o dossiê, os locais de competição mais distantes da Vila dos Atletas são o Complexo Esportivo de Deodoro, que fica a 33 km de distância, e a Praia de Itacoatiara, a 34 km. A escolha do terreno foi fundamentada pelo seu posicionamento central em relação às cinco grandes áreas de disputa, facilitando o deslocamento dos participantes.
A localização da Vila também se alinha aos planos de acelerar a revitalização da zona portuária carioca, nas imediações da avenida Francisco Bicalho. Diferente das áreas ao redor do Boulevard Olímpico, a região ainda carece de um número significativo de novos empreendimentos residenciais.
Os sete prédios projetados para a Vila dos Atletas serão construídos no terreno situado atrás da estação Barão de Mauá, também conhecida como Estação Leopoldina, que esteve abandonada por cerca de 20 anos. No ano passado, a Prefeitura do Rio iniciou a restauração da fachada histórica do edifício. O projeto da revitalização já incluía a construção de unidades de habitação popular e um centro de convenções.
A Estação Barão de Mauá, projetada pelo arquiteto escocês Robert Prentice, tem uma arquitetura inspirada em modelos londrinos. No passado, o pátio da estação era adornado por abóbadas metálicas, similar à estrutura presente na Estação da Luz, em São Paulo. Sua fachada é reminiscente do Palácio de Buckingham.
Inaugurada em 1926, a estação foi por décadas um importante ponto de partida para viagens locais e intermunicipais, especialmente para as cidades de Petrópolis, Três Rios, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. O último trem interestadual partiu de Barra Funda, em São Paulo, na noite de 29 de novembro de 1998, e chegou à estação Leopoldina na manhã do dia seguinte. O prédio foi desativado definitivamente em 2004.