Uma falha de energia nesta sexta-feira, 15, causou o cancelamento de pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas, o segundo mais movimentado do Brasil, que fica em São Paulo.
A Aena, concessionária responsável pelo aeroporto, informou que a torre de controle foi afetada devido à uma falha no abastecimento externo de energia.
Por meio de nota, a Aena informou que "a concessionária de energia já foi acionada para a solução do problema. Todas as operações de pouso e decolagem foram suspensas até o restabelecimento da energia".
O quadro de voos de Congonhas ficou repleto de voos cancelados, Um voo que partiu de Goiânia às 14h05 com destino a Congonhas precisou ser desviado para Campinas.
O aeroporto de Congonhas conecta a cidade de São Paulo a praticamente todas as capitais e cidades do interior do Brasil, e com a falha na energia, voos do país inteiro sentiram o impacto.
Passageiros relataram em redes sociais que ficaram por uma hora dentro do avião. Além disso, São Paulo passa por uma onda de calor e pode registrar 35 ºC na tarde de hoje.
Estou no aeroporto de Congonhas, que se encontra sem energia! Painéis de informação desligados, sem ar condicionado sob um calor inclemente, elevadores e escadas rolante desligados com dezenas de cadeirantes sem poder subir ao embarque…
— Walter Longo (@walterlongo) March 15, 2024
Estação de trem?
— Maria clara Rodrigues de Oliveira (@Mariacrvett) March 15, 2024
Não! Congonhas 🤡 pic.twitter.com/nfhbkBSXK4
Ainda não há uma previsão para que os serviços de pousos e decolagens sejam normalizados.