Home / Brasil

BRASIL

PF deflagra operação para investigar fraudes no Programa Farmácia Popular

Foram cumpridos 62 mandados de busca e apreensão no RS, SC, AM e CE

Imagem ilustrativa da imagem PF deflagra operação para investigar fraudes no Programa Farmácia Popular

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje, 26, a Operação Indebitus com 240 policiais, cumprindo 62 mandados de busca e apreensão em endereços dos acusados de fraude contra o Programa Farmácia Popular do Brasil, estes residem nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas e Ceará.

As investigações tiveram início em outubro de 2022, após relatos de vendas fictícias de medicamentos pelo Farmácia Popular, supostamente feitas por uma rede de farmácias na Região Sul do país.

Os acusados utilizavam informações de pessoas de maneira indevida para realizar essas vendas fictícias nas farmácias através do programa. De acordo com a PF, os investigados responderão por estelionato contra a União, falsificação de documentos, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documentos falsos.

O Farmácia Popular é um programa do governo federal, visa oferecer medicamentos para a Atenção Primária à Saúde em parceria com farmácias e drogarias privadas.

Através do aplicativo ConecteSUS, na seção "Medicamentos" e depois "Recebidos", as pessoas podem verificar se seus dados foram utilizados indevidamente em vendas fictícias feitas por farmácias através do Programa Farmácia Popular do Brasil.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias