Dias das mães chegando e é claro que nem sempre temos um dinheiro no bolso, ou não sabemos o que dar de presente. Afinal de contas de onde surgiu e como surgiu o ato de presentear ?
Primeiro o que é presentear ? A origem do hábito de presentear é incerta, mas há registros que datam de por volta do ano 800 a.C. Naquela época, os druidas que seriam pessoas de grande sabedoria dentro da cultura celta, tinham o costume de presentear com visgo, uma planta considerada sagrada.
Os primeiros presentes surgiram quando as pessoas não podiam estar fisicamente presentes em algum lugar e, então, mandavam entregar algum objeto. Era uma forma de fazer lembrar a sua presença. A palavra “presente” vem de se colocar à frente de alguém. É por isso que dar um presente é como se fazer presente.
Mas de acordo com a ciência o ato de presentear vai além do material. No cérebro, são ativadas regiões ligadas ao prazer, conexão social e confiança. Esse bem-estar é conhecido como o “efeito caloroso”. Pesquisas indicam que, quando damos presentes para pessoas próximas, essas regiões do cérebro ligadas à recompensa são intensamente estimuladas.
Sabemos que existem inumeras opções de presentes, roupas, calçados e etc, mas uma dica procure conhecer um pouco a pessoa que será presenteada, seus gostos, hobbies, interesses e necessidades. Isso facilitará muito a escolha de um presente que seja realmente significativo e útil para ela.