Solução salina pode inibir replicação do coronavírus mostra estudo da USP
Redação DM
Publicado em 10 de setembro de 2021 às 10:21 | Atualizado há 4 anos
A salina hipertônica é capaz de impedir que o vírus Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19 seja replicado. Pelo menos é o que aponta um estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), publicado na revista ACS Pharmacology e Translational Science, que teve como base as células epiteliais de pulmões infectados com o vírus.
Embora o estudo tenha mostrado bons resultados, a sua eficácia ainda não foi comprovada, e vai depender dos testes clínicos para isto e então a partir daí poderão ser traçadas novas estratégias para combater a Covid-19.
A pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), Cristiane Guzzo, acredita que é preciso avançar nos estudos para verificar a eficácia do medicamento, uma vez que o mesmo já mostrou ser capaz de reduzir as chances de uma inflamação mais grave da doença.
Vale lembrar que a pesquisa conta com o apoio da Fapesp e tem a participação dos cientistas Edison Durigon do (ICB-USP) e Henning Urigh do Instituto de Química da USP (IQ-USP).
Os estudiosos mantém o pé no chão mesmo com os resultados positivos até aqui, e afirmam que mesmo que a pesquisa mostre que a solução feita a partir do cloreto de sódio seja capaz de diminuir a replicação do vírus, o mesmo não é uma proteção completa contra a doença e muito menos uma cura.
*Com informações da Folha de São Paulo
Leia também:
- Na Hungria, Raul Gustavo exalta torcida do Corinthians: “Maior e melhor que eu já vi”
- CBF se aproxima de acordo com novo treinador para a Seleção Brasileira
- Cantor de arrocha é morto a tiros após discussão na Bahia
- Joelma é internada e cancela agenda de trabalho
- Apagão atinge parte da Europa e gera caos em transporte e comunicação