O Supremo Tribunal Federal (STF) teve maioria favorável quanto a denúncia contra 250 pessoas que foram envolvidas em atos golpistas do dia 08 de janeiro, em Brasília. Deste modo, o número de réus sobe para 550.
Por meio de volto eletrônico do ministro Gilmar Mendes, neste domingo,7, o placar ficou em 6 a 1. O ministro concordo com os votos de Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Carmén Lúcia, Edson Fachin e Rosa Weber. Só houve um voto contrário, o de André Mendonça.
Faltam os votos de Luís Fernando Barroso, Nunes Marques e Luís Fux.
A votação começou no dia 3 e irá finalizar na próxima segunda, 8, e os ministros votam de forma virtual através do plenário virtual do STF , não havendo necessidade de votarem presencialmente.
Os atos antidemocráticos de 8 de janeiro fizeram com que o supremo abrisse medias penais contra 300 pessoas envolvidas nos atos golpistas.
Um outro grupo de 250 pessoas serão julgados na próxima semana. Se a maioria dos ministros acatarem todas as denúncias, os acusados poderão ser réus no processo.
Eles poderão responder criminalmente por associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime.
Das 1,4mil pessoas que foram presas,253 ainda continuam detidas.