Home / Brasil

BRASIL

Tebet será ministra do Planejamento

Após inúmeros acertos entre Simone Tebet (MDB-MS) e o presidente Lula (PT), a qualquer momento a Senadora deve ser anunciada como futura ministra do Planejamento.

Tebet teve votação expressiva sendo a terceira colocada no primeiro turno das eleições presidenciais. No segundo turno, Tebet apoiou o presidente eleito.

Além de senadora, foi prefeita de Três Lagoas, vice-governadora do Mato Grosso do Sul e deputada estadual. Simone é advogada e professora universitária. Formou-se em direito pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Simone é filha do ex-presidente do Senado Ramez Tebet, morto em 2006.

Na equipe do governo de transição, coordenou o grupo de trabalho do Desenvolvimento Social. A área abarca temas como o combate à fome e à pobreza e terá no seu novo guarda-chuva de atribuições o Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família em 2023. O nome da senadora era considerado para o ministério. Lula, porém, indicou o ex-governador do Piauí Wellington Dias (PT) para o cargo e manteve o ministério sob controle petista. No Senado, Simone foi a 1ª mulher a ser presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), principal comissão da Casa. Durante a pandemia, foi uma das mais críticas ao governo de Jair Bolsonaro (PL)durante a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid. Também foi a 1ª mulher a se candidatar à Presidência do Senado, em 2021. Neste ano, também tornou-se a1ª senadora a assumir a liderança da bancada feminina da Casa Alta, criada em 9 de março.Ela foi candidata a presidente em 2022. Teve 4,16%dos votos. No 2º turno, foi um dos reforços mais importantes para a campanha petista.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias