Home / Brasil

BRASIL

Técnica de enfermagem que chamou bebê de "macaquinho" tem demissão mantida pelo TRT

A profissional justificou que fez o comentário pois lembrou da própria filha, já que cabelo do bebê se parecia com o de sua filha

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Uma técnica de enfermagem teve sua demissão mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Minas Gerais, após ter chamado um recém-nascido de "macaquinho", em um hospital de Belo Horizonte.

Uma mãe de gêmeos que acompanhava um dos filhos recém-nascidos internados na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) foi informada pela técnica de enfermagem que o seu filho "parecia um macaquinho". Segundo uma testemunha, a mãe das crianças teve uma crise de choro devido à fala da técnica.

Após o ocorrido, a técnica de enfermagem passou a tratar a paciente de maneira rude, o que a deixou emocionalmente abalada. No dia seguinte, o caso foi reportado à ouvidoria do hospital e, quatro dias depois, a profissional da saúde foi demitida.

Segundo a técnica, ela não fez a comparação com o intuito de ofender ou discriminar. A profissional justificou que fez o comentário pois lembrou da própria filha, já que cabelo do bebê se parecia com o de sua filha, que também tinha muitos cabelos e parecia um macaquinho.

De acordo com o relator do caso, o desembargador André Schmidt de Brito, o comentário infeliz sobre um dos bebês, embora sem intenção pejorativa ou racista, é ofensivo. Ele ressaltou que a técnica de enfermagem não fez o necessário pedido de desculpas esperado em tal situação. Segundo ele, esse comportamento demonstra uma falta de postura profissional adequada ao cargo ocupado pela profissional.

"A situação da puérpera é ainda mais delicada quando o bebê a que deu à luz demanda, por alguma razão, internação em UTI pediátrica, o que deixa a mãe, já fragilizada pelo estado puerperal, ainda mais apreensiva", disse o desembargador.

Na semana passada, foi divulgada a decisão de um recurso da unidade de saúde que solicitou a anulação da decisão da 38ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, que havia cancelado a demissão por justa causa da técnica de enfermagem. O Tribunal Regional do Trabalho manteve a demissão da profissional.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias